Altair Martins e o processo de criação literário: Um ensaio sobre a lucidez

Autores

  • Joseane Camargo PUCRS

Palavras-chave:

literária – Altair Martins – Teoria da Criação.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar as reflexões do processo de criação literário do escritor Altair Martins por meio de seus depoimentos em entrevistas. Além disso, foi possível me amparar na concatenação do que o autor disse ter feito com o que os manuscritos podem demonstram na constituição do romance A Parede no Escuro. Dessa forma, também utilizei autores que, da mesma maneira, refletiram sobre o próprio processo e escreveram acerca de suas impressões e constatações, auxiliando, assim, a minha análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joseane Camargo, PUCRS

Mestre pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em Teoria da Literatura. Em sua dissertação pesquisou o devir literário de um texto ainda inédito de Moacyr Scliar, intitulado Memórias do Astuto Dentista. Graduada em Letras Licenciatura Português - Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria e Análise Linguística e em Literatura Brasileira, com pesquisa em Crítica Genética. Na sua monografia de conclusão de curso estudou o processo criativo do escritor Altair Martins no seu romance A Parede no Escuro. Trabalhou no tombamento do acervo do escritor Caio Fernando Abreu e na organização do acervo do escritor Moacyr Scliar no Delfos situado na Biblioteca Central da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Downloads

Publicado

2013-04-03

Como Citar

Camargo, J. (2013). Altair Martins e o processo de criação literário: Um ensaio sobre a lucidez. Letrônica, 5(3), 257–278. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/12249