Altair Martins e o processo de criação literário: Um ensaio sobre a lucidez

Autores/as

  • Joseane Camargo PUCRS

Palabras clave:

literária – Altair Martins – Teoria da Criação.

Resumen

O objetivo deste trabalho é analisar as reflexões do processo de criação literário do escritor Altair Martins por meio de seus depoimentos em entrevistas. Além disso, foi possível me amparar na concatenação do que o autor disse ter feito com o que os manuscritos podem demonstram na constituição do romance A Parede no Escuro. Dessa forma, também utilizei autores que, da mesma maneira, refletiram sobre o próprio processo e escreveram acerca de suas impressões e constatações, auxiliando, assim, a minha análise.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Joseane Camargo, PUCRS

Mestre pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em Teoria da Literatura. Em sua dissertação pesquisou o devir literário de um texto ainda inédito de Moacyr Scliar, intitulado Memórias do Astuto Dentista. Graduada em Letras Licenciatura Português - Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria e Análise Linguística e em Literatura Brasileira, com pesquisa em Crítica Genética. Na sua monografia de conclusão de curso estudou o processo criativo do escritor Altair Martins no seu romance A Parede no Escuro. Trabalhou no tombamento do acervo do escritor Caio Fernando Abreu e na organização do acervo do escritor Moacyr Scliar no Delfos situado na Biblioteca Central da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Publicado

2013-04-03

Cómo citar

Camargo, J. (2013). Altair Martins e o processo de criação literário: Um ensaio sobre a lucidez. Letrônica, 5(3), 257–278. Recuperado a partir de https://revistaseletronicas.pucrs.br/letronica/article/view/12249