Análise discursiva de publicidade infantil: uma perspectiva bakhtiniana

  • Cristhiane Ferreguett Universidade do Estado da Bahia - UNEB
Palavras-chave: Bakhtin, Voloshinov, Publicidade, Consumismo, Crianças.

Resumo

O presente trabalho apresenta uma análise de uma peça publicitária impressa da boneca Moxie Girlz (da Estrela), publicada na Revista Recreio em outubro/2010. A análise dos dados, de natureza qualitativa, realiza-se à luz do instrumental teórico-metodológico fornecido pelas ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin, apresentadas e discutidas no livro Marxismo e filosofia da linguagem e no ensaio Discurso na vida e discurso na arte. Após a análise do anúncio em apreço, conclui-se que a publicidade da boneca Moxie Girlz, assim como outras com este mesmo estilo, não vende somente o brinquedo (a boneca), vende a moda, a maquiagem e um estilo de ser. As crianças vivem em uma sociedade consumista e, bombardeadas pela publicidade, passam a ter desejos de aquisição de bens supérfluos que em sua imaginação irão transformar a sua vida para melhor. Nesse contexto, o estilo sensual e erótico, modelo que não tem nada a ver com a idade emocional e cognitivo da menina, é distorcido em relação à idade e entra como mais uma forma de atração, fascínio e sedução.

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Biografia do Autor

Cristhiane Ferreguett, Universidade do Estado da Bahia - UNEB
Mestre em Estudos de Linguagens; Doutoranda em Linguística PUC-RS; Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia - UNEB
Publicado
2012-11-05
Como Citar
Ferreguett, C. (2012). Análise discursiva de publicidade infantil: uma perspectiva bakhtiniana. Letrônica, 5(2), 103-123. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/11030