Análise discursiva de publicidade infantil: uma perspectiva bakhtiniana
Palavras-chave:
Bakhtin, Voloshinov, Publicidade, Consumismo, Crianças.Resumo
O presente trabalho apresenta uma análise de uma peça publicitária impressa da boneca Moxie Girlz (da Estrela), publicada na Revista Recreio em outubro/2010. A análise dos dados, de natureza qualitativa, realiza-se à luz do instrumental teórico-metodológico fornecido pelas ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin, apresentadas e discutidas no livro Marxismo e filosofia da linguagem e no ensaio Discurso na vida e discurso na arte. Após a análise do anúncio em apreço, conclui-se que a publicidade da boneca Moxie Girlz, assim como outras com este mesmo estilo, não vende somente o brinquedo (a boneca), vende a moda, a maquiagem e um estilo de ser. As crianças vivem em uma sociedade consumista e, bombardeadas pela publicidade, passam a ter desejos de aquisição de bens supérfluos que em sua imaginação irão transformar a sua vida para melhor. Nesse contexto, o estilo sensual e erótico, modelo que não tem nada a ver com a idade emocional e cognitivo da menina, é distorcido em relação à idade e entra como mais uma forma de atração, fascínio e sedução.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.