Análise discursiva de publicidade infantil: uma perspectiva bakhtiniana
Palabras clave:
Bakhtin, Voloshinov, Publicidade, Consumismo, Crianças.Resumen
O presente trabalho apresenta uma análise de uma peça publicitária impressa da boneca Moxie Girlz (da Estrela), publicada na Revista Recreio em outubro/2010. A análise dos dados, de natureza qualitativa, realiza-se à luz do instrumental teórico-metodológico fornecido pelas ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin, apresentadas e discutidas no livro Marxismo e filosofia da linguagem e no ensaio Discurso na vida e discurso na arte. Após a análise do anúncio em apreço, conclui-se que a publicidade da boneca Moxie Girlz, assim como outras com este mesmo estilo, não vende somente o brinquedo (a boneca), vende a moda, a maquiagem e um estilo de ser. As crianças vivem em uma sociedade consumista e, bombardeadas pela publicidade, passam a ter desejos de aquisição de bens supérfluos que em sua imaginação irão transformar a sua vida para melhor. Nesse contexto, o estilo sensual e erótico, modelo que não tem nada a ver com a idade emocional e cognitivo da menina, é distorcido em relação à idade e entra como mais uma forma de atração, fascínio e sedução.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais
La sumisión de originales para la Letrônica implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Letrônica como el medio de la publicación original.
Licença Creative Commons
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.