Os “novos bandeirantes” em marcha: o jornal Anhanguera como expressão do ideário bandeirista
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-864X.2020.2.34649Palavras-chave:
apropriação, bandeirante, ideologia, política.Resumo
No presente artigo, avaliaremos a importância do jornal Anhanguera como principal veículo midiático de divulgação do ideário do Movimento Bandeira em meados de 1937. Para tanto, discutiremos as bases ideológicas desse movimento, seus membros e a forma de divulgação de seu ideário e, ao mesmo tempo, apontaremos como esse jornal foi recebido entre militares e civis. Um último ponto de destaque desse artigo será a forma como os redatores do jornal Anhanguera criticavam a figura de Getúlio Vargas e defendiam a candidatura de Armando de Salles à Presidência da República. Para que seja possível o desenvolvimento desse estudo, contaremos com as contribuições de Norbert Elias, Roger Chartier e Tania Regina de Luca, de modo que, esses autores nos auxiliarão no entendimento da articulação de uma “sociedade de indivíduos” através do jornal Anhanguera, a qual tem como habitus social a apropriação das representações literária do bandeirante paulista recheada por representações políticas.
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