Sobre a Tropicália e outras artes: conflitos estéticos e debates em torno da nomeação da cultura brasileira (1982-2012)

Autores

  • Fábio Leonardo Castelo Branco Brito Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-864X.2017.3.27171

Palavras-chave:

História, Cultura Brasileira, Identidade Nacional, Tropicália, Discursos

Resumo

Este artigo pretende realizar um balanço de diferentes discursos produzidos a respeito da cultura brasileira contemporânea entre o início da década de 1980 e o início da década de 2010. Na medida em que, no período recortado, houveram atravessamentos que marcaram as releituras de diversos movimentos culturais de afirmação nacional, dentre os quais o chamado movimento tropicalista, pretende-se observar diferentes percepções a respeito do espólio deixado pela iniciativa. Nesse sentido, materiais hemerográficos, ensaios acadêmicos ou não acadêmicos, , iniciativas musicais e rastros de memórias constituem suportes que ajudam a perceber os diferentes esforços de significação do ser da cultura nacional. O artigo busca, a partir da análise de discursos, vistos como produtores de sentido no cotidiano, proposta por Mary Jane Spink e Benedito Medrado, perceber em que medida os movimentos culturais brasileiros produziram determinados lugares de poder na tentativa de definir uma identidade brasileira, e, consequentemente, lacunas em sua constituição e afirmação.

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Biografia do Autor

Fábio Leonardo Castelo Branco Brito, Universidade Federal do Piauí

Doutor em História Social. Professor do Curso de História do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros e do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil da Universidade Federal do Piauí. Co-líder do GT "História, Cultura e Subjetividade" (DGP/CNPq).

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Publicado

2017-12-04

Como Citar

Brito, F. L. C. B. (2017). Sobre a Tropicália e outras artes: conflitos estéticos e debates em torno da nomeação da cultura brasileira (1982-2012). Estudos Ibero-Americanos, 43(3), 681–692. https://doi.org/10.15448/1980-864X.2017.3.27171