Sobre a Tropicália e outras artes: conflitos estéticos e debates em torno da nomeação da cultura brasileira (1982-2012)
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-864X.2017.3.27171Palavras-chave:
História, Cultura Brasileira, Identidade Nacional, Tropicália, DiscursosResumo
Este artigo pretende realizar um balanço de diferentes discursos produzidos a respeito da cultura brasileira contemporânea entre o início da década de 1980 e o início da década de 2010. Na medida em que, no período recortado, houveram atravessamentos que marcaram as releituras de diversos movimentos culturais de afirmação nacional, dentre os quais o chamado movimento tropicalista, pretende-se observar diferentes percepções a respeito do espólio deixado pela iniciativa. Nesse sentido, materiais hemerográficos, ensaios acadêmicos ou não acadêmicos, , iniciativas musicais e rastros de memórias constituem suportes que ajudam a perceber os diferentes esforços de significação do ser da cultura nacional. O artigo busca, a partir da análise de discursos, vistos como produtores de sentido no cotidiano, proposta por Mary Jane Spink e Benedito Medrado, perceber em que medida os movimentos culturais brasileiros produziram determinados lugares de poder na tentativa de definir uma identidade brasileira, e, consequentemente, lacunas em sua constituição e afirmação.
Downloads
Referências
BEZERRA, Amílcar Almeida. Movimento Armorial × Tropicalismo. V Enecult – Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, Salvador, 27 a 29 de maio de 2009. p. 01-13.
BRITTO, Jomard Muniz de. Bordel brasilírico bordel: antropologia ficcional de nós mesmos. Recife: Comunicarte, 1992.
______. Encontros. Organização: Sergio Cohn. Rio de Janeiro: Beco do Azogue, 2013.
CALADO, Carlos. Tropicália: a história de uma revolução musical. São Paulo: Editora 34, 1997.
CASTELO BRANCO, Edwar de Alencar. Pernambucália: outras verdades tropicais. Revista Eletrônica da Anphlac, n. 06, p. 68-88, 2007.
______. Todos os dias de Paupéria: Torquato Neto e a invenção da Tropicália. São Paulo: Annablume, 2005.
COELHO, Frederico. Eu, brasileiro, confesso minha culpa e meu pecado: cultura marginal no Brasil nas décadas de 1960 e 1970. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.
DELEUZE, Gilles. A dobra: Leibniz e o barroco. Tradução: Luiz B. L. Orlandi. Campinas: Papirus, 1991.
DIDIER, Maria Thereza. Emblemas da sagração armorial: Ariano Suassuna e o movimento armorial (1970/76). Recife: UFPE, 2000.
DUARTE, Rogério. Tropicaos. Organização: Narlan Ramos, Mariana Rosa e Sergio Cohn. Rio de Janeiro: Azogue, 2003.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Tradução: Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Loyola, 1996.
______. Isto não é um cachimbo. Tradução: Jorge Coli. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução: Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: Lamparina, 2014.
OLIVEIRA, Aristides; BEZERRA, Amílcar. Nos trópicos de Pernambucâncer: intelectuais sobre a cultura brasileira em trânsito nos anos 60/70 em Recife. Desenredos, ano IV, n. 15, Teresina, p. 01-16, nov.-dez. 2012.
REIS FILHO, Daniel Aarão. Ditadura e democracia no Brasil: do golpe de 1964 à Constituição de 1988. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.
SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um humanismo. São Paulo: Abril Cultural, 1973.
SPINK, Mary Jane P.; MEDRADO, Benedito. Produção de sentidos no cotidiano: uma abordagem teórico-metodológica para análise das práticas discursivas. In: SPINK, Mary Jane P. (Org.). Práticas discursivas e produção de sentido no cotidiano: aproximações teóricas e metodológicas. São Paulo: Cortez, 1999. p. 41-61.
Discografia
ZÉ, Tom. Tropicália Lixo Lógico. São Paulo: Natura, 2012. 1 disco sonoro.
Filmografia
TROPICÁLIA. Direção: Marcelo Machado. Brasil, 2012, 87 min. son. color.
UMA NOITE EM 67. Direção: Renato Terra e Ricardo Calil. Brasil, 2010, 93 min. son. color.
Hemerografia
BRITTO, Jomard Muniz de. O último dândi. Entrevista concedida a Carlos Adriano. Trópico, 2005. Disponível em: <http://www.revistatropico.com.br/tropico/html/textos/2604,2.shl>. Acesso em: 19 abr. 2015.
HOLANDA, Heloísa Buarque de. Poetas rendem chefes de redação (II). Jornal do Brasil, Coluna B. Rio de Janeiro, 12 nov. 1983.
O DIA. Som Brasil apresenta “Tropicália”. Teresina, p. 23, 19 dez. 1997.
______. Tropicália terá bloco no Carnaval baiano. Teresina, p. 21, 15 jan. 1998.
SUASSUNA, Ariano. Dostoiévski e o mal. Folha de S. Paulo, 28 set. 1999. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz2809199907.htm> Acesso em: 22 dez. 2014.
VELOSO, Caetano. Dostoiévski, Ariano e a pernambucália. Folha de S. Paulo, 02 nov. 1999. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq0211199915.htm> Acesso em: 22 dez. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Fábio Leonardo Castelo Branco Brito
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Estudos Ibero-Americanos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Estudos Ibero-Americanos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.