Conflitos de interesses sobre a colonização alemã do sul do Brasil na segunda metade do século XIX
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-864X.2000.1.24803Palavras-chave:
Imigração alemã, Relações Brasil-Alemanha, Relações Brasil-PrússiaResumo
Especialmente na segunda metade do século XIX, no contexto dos interesses nacionalista que indicavam a unificação de todos os Estados alemães, um conjunto de episódios produzidos por autoridades e empresários brasileiros e alemães conduziram à interdição por parte da Prússia da emigração para o Brasil, e afetaram consideravelmente o processo de colonização do sul do Brasil com imigrantes alemães.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Jorge Luiz da Cunha

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Estudos Ibero-Americanos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Estudos Ibero-Americanos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.