Suspensão temporária de submissões na Seção Livre
Suspensão temporária de submissões na Seção Livre (fluxo contínuo) até 31/01/2026
Suspensão temporária de submissões na Seção Livre (fluxo contínuo) até 31/01/2026
Arte e Revolução: De que Cor são os Cravos Vermelhos de Abril?
Comemorando os 50 anos da Revolução dos Cravos (1974), este dossiê explora os impactos artísticos e políticos desse período em Portugal, no Brasil, em países africanos de língua portuguesa e na esfera internacional. Analisa como música, literatura, teatro, cinema e outras manifestações artísticas abordaram a liberdade recém-conquistada, discutindo a relação entre arte e política, as novas temáticas emergentes e os reflexos internacionais dessa revolução.
Saiba mais Saiba mais sobre CHAMADA PARA ARTIGOS DE DOSSIÊS - Arte e Revolução: De que Cor são os Cravos Vermelhos de Abril?
Teologia Possível dos Outros
Focado nos povos indígenas no contexto latino-americano colonial (séculos XVI a XVIII), este dossiê integra história indígena e teologia, abordando documentos teológicos, missionários e jurídicos que tratam da "alteridade indígena". Valorizando textos em línguas originárias, busca compreender debates sobre conversão, resistência e escravidão, além de explorar conexões entre teologia, filosofia, direito e antropologia na história das ideias e religiosidades dos povos originários.
Saiba mais Saiba mais sobre CHAMADA PARA ARTIGOS DE DOSSIÊS - Teologia Possível dos OutrosResponsabilidade Social da Educação: Entre Dilemas e Possibilidades
Este dossiê propõe reflexões sobre a Responsabilidade Social da Educação em diferentes níveis e territórios, com foco no impacto do ensino, pesquisa e extensão na construção de uma sociedade justa, equitativa e inclusiva. Convida a comunidade acadêmica a discutir, a partir de uma perspectiva histórica, práticas educacionais que promovam justiça social e superem desigualdades históricas, trazendo novas perspectivas para o papel da educação no desenvolvimento social, cultural e econômico.
Saiba mais Saiba mais sobre CHAMADA PARA ARTIGOS DE DOSSIÊS - Responsabilidade Social da Educação: Entre Dilemas e Possibilidades
Revista Estudos Ibero-Americanos (EIA): revista de História que publica um número anual com até três dossiês temáticos e uma seção de artigos com temática livre, em fluxo contínuo. A seleção das temáticas dos dossiês é realizada de acordo com as prioridades editoriais da revista.
Dossiê: 150 anos de imigração italiana no Brasil
Organizadores: Prof.Dr. Antonio de Ruggiero (PUCRS)
Prof. Dr. Alberto Barausse (Università del Molise/UNIMOL - Itália)
Prazo para o envio de artigos: 30 de junho de 2024
Publicação: 2025
Dossiê História Digital e História Digital da Educação
Organizadores:
Profa. Diana Gonçalves Vidal (FE-USP/ IEA-USP)
Prof. Vinícius de Moraes Monção (UFF)
Profa. Patricia T. Raffaini (USP)
Prazo máximo para envio de artigos: 30 de julho de 2024
Publicação: 2025
Saiba mais Saiba mais sobre v.50 n.1 (2024): Volume Único
O prazo de entrega de artigos para o dossiê "Chamada Dossiê História Digital e História Digital da Educação" foi prorrogado até 31 de agosto.
Saiba mais Saiba mais sobre "Chamada Dossiê História Digital e História Digital da Educação"
A revista Estudos Ibero-americanos (Qualis Capes A2), dedicada à divulgação de pesquisas originais em História e áreas afins, está aberta ao envio de contribuições na forma de artigos e resenhas para sua seção livre. Pertencem ao âmbito do periódico temas relacionados ao universo ibero-americano, compreendendo Portugal, Espanha, Brasil, América hispânica, países africanos de língua oficial portuguesa e outras comunidades sob a influência ibérica. Os trabalhos podem ser redigidos em português, inglês ou espanhol.
As normas de publicação estão disponíveis em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/iberoamericana/about/submissions#authorGuidelines
Saiba mais Saiba mais sobre Abertura Seção LivreChamada Dossiê História Digital e História Digital da Educação
Saiba mais Saiba mais sobre Dossiê: História Digital e História Digital da EducaçãoEm 2025 celebram-se os 150 anos da imigração italiana no Brasil, pois foi justamente a partir de 1875, com as políticas migratórias de colonização no Rio Grande do Sul, que começaram os primeiros ingressos massivos de peninsulares no país.
Saiba mais Saiba mais sobre Dossiê: 150 anos de imigração italiana no BrasilA partir do presente ano de 2022, o periódico Estudos Ibero-Americanos estará adotando o fluxo contínuo de publicação, em um volume único, número único anual, o que agilizará a divulgação dos artigos aprovados para publicação. Confira nossos artigos nos volumes já disponíveis no site da EDIPUCRS e tenha uma boa leitura!
Saiba mais Saiba mais sobre Mudança de Peridiocidade
Este periódico proporciona acesso aberto a todo o seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso à pesquisa científica gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
