Trabalho Interdisciplinar nos CRAS: um novo enfoque e trato à pobreza?

Autores/as

  • Solange Maria Teixeira UFPI

Palabras clave:

Pobreza. Assistência Social. Serviço Social. Psicologia.

Resumen

Este artigo discute parte dos resultados de uma pesquisa realizada com os membros técnicos da equipe interdisciplinar dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), no município de Teresina. Com o objetivo de analisar as tendências do trabalho social e suas inovações no trato à pobreza. Mediante uso de metodologia qualitativa, a pesquisa abordou, através de entrevistas semiestruturadas, 10 profissionais, entre eles assistentes sociais e psicólogos. Os resultados apontam inovações conceituais relativas à abordagem da pobreza, todavia, o trabalho social ainda carece de aportes teóricos e metodológicos para um novo trato à pobreza que supere a psicologização dos problemas sociais, ou o seu contrário, as visões objetivistas sem soluções práticas para o cotidiano.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Solange Maria Teixeira, UFPI

Pós-Doutorado em Serviço Social, Doutorado em Políticas Públicas e Mestrado em Serviço Social. Professora do Departamento de Serviço Social e da Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFPI.

Publicado

2010-12-23

Cómo citar

Teixeira, S. M. (2010). Trabalho Interdisciplinar nos CRAS: um novo enfoque e trato à pobreza?. Textos & Contextos (Porto Alegre), 9(2), 286–297. Recuperado a partir de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/7032

Número

Sección

Política de Assistência Social e Previdência Social