Neoliberalismo, democracia e políticas sociais
Paradoxos de uma barbárie
DOI:
https://doi.org/10.15448/1677-9509.2021.1.37389Palavras-chave:
Neoliberalismo, Democracia, Políticas sociaisResumo
O presente artigo tem por objetivo fazer uma análise da atual superestrutura, marcadamente neoliberal, de sustentáculo do corrente modelo de acumulação capitalista e suas implicações na democracia liberal burguesa e nos direitos humanos básicos, expressos em liberdades básicas, materializados em direitos de cidadania em cada país. Trata-se de um artigo resultante de pesquisa teórica, com metodologia qualitativa e escolha intencional de literatura de suporte. Conclui-se que esse projeto societário neoliberal e neoconservador que forma a atual nova direita colide, convive, (re)significa e esvazia a democracia e os que podem ou não ser considerados cidadãos e ter garantidos os seus direitos humanos.
Downloads
Referências
ANDERSON, P. Balanço do Neoliberalismo. In: SADER, E; GENTILI, P. (org.). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. p. 9-23.
BEHRING, E. R; BOSCHETTI, I. Política Social: fundamentos e história. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
BROWN, W. Nas ruínas do neoliberalismo: a ascensão da política antidemocrática no ocidente. São Paulo: Editora Filosófica Politeia, 2019.
CHAUÍ, M. O que é a nova “ultradireita”? Outras mídias. 2019. Disponível em: https://outraspalavras.net/outrasmidias/marilena-chaui-o-que-e-a-nova-ultradireita. Acesso em: 17 out. 2019.
DAGNINO, E. Construção democrática, neoliberalismo e participação: os dilemas da confluência perversa. Política & Sociedade, Campinas, n. 5, p. 139-164, out. 2004,
DARDOT, P.; LAVAL, C. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2016.
FALEIROS, V. P. A política social do estado capitalista. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
HARVEY, D. O Novo Imperialismo. 8. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
MANDEL, E. A crise do capital: os fatos e sua interpretação marxista. São Paulo: editora da universidade estadual de Campinas, 1990.
MANDEL, E. O capitalismo tardio. São Paulo: Abril Cultural, 1982.
MARINI, R. M. Dialética da Dependência. In: MARINI, R.; TRANSPADINI, R.; STEDILE, J. P. (org.). Rui Marini – Vida e obra. São Paulo: Expressão popular, 2005. p.137-180.
MÉSZÁROS, I. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. São Paulo: Boitempo, 2011.
MIGUEL, L. F. Democracia e Representação: Territórios em disputa. 1. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2014.
NETTO, J. P; BRAZ, M. Economia Política: uma introdução crítica. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2007.
PEREIRA, C. P. Proteção Social no Capitalismo: crítica a teorias e ideologias conflitantes. São Paulo: Cortez, 2016.
PIANA, M. C. As políticas sociais no contexto brasileiro: natureza e desenvolvimento. In: PIANA, M. C. A construção do perfil do assistente social no cenário educacional. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. p. 20-56.
SANTOS, W. G. A Democracia Impedida: o Brasil no século XXI. Rio de Janeiro: FGC Editora, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Textos & Contextos (Porto Alegre) implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Textos & Contextos (Porto Alegre) como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.