O Mercador de Veneza é uma Comédia ou Tragicomédia?

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DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2021.1.36937

Palavras-chave:

Interioridade, Pathos, O Mercador de Veneza, Gênero Tragicomédia

Resumo

Este ensaio tem como objetivo discutir algumas questões da peça O Mercador de Veneza, de William Shakespeare. Embora alguns possam supor que a peça é uma comédia, o problema de seu gênero literário é uma questão bastante problemática hoje. Alguns críticos questionam sua inclusão nas comédias, porque não se trata de uma peça engraçada. Essa discussão tem como base teórica principalmente Maguire (2004), Gross (2006), Garber (2004) and Auerbach (2007a; 2007b). O rótulo ‘comédia’ não sugeria que fosse uma peça engraçada na época de Shakespeare. Se alguns críticos acham que não é uma peça engraçada, Shakespeare pode ter projetado Shylock como uma personagem trágica. De fato, os efeitos da peça da energia e as dimensões trágicas de Shylock influenciaram profundamente o público no momento em que foi encenado. Este ensaio discute primeiro o problema de pathos e interioridade na fala de Shylock. Em seguida, discute a questão do gênero literário e argumenta que deve ser classificada como uma tragicomédia.

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Biografia do Autor

Carlos Roberto Ludwig, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Porto Nacional, PN, Tocantins.

Doutor em Letras pela UFRGS, Professor do PPG-Letras da UFT/Câmpus de Porto Nacional.

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Publicado

2021-06-11

Como Citar

Ludwig, C. R. (2021). O Mercador de Veneza é uma Comédia ou Tragicomédia?. Letras De Hoje, 56(1), e36937. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2021.1.36937

Edição

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Seção Livre