Pacotes Lexicais e níveis de proficiência em Português como Segunda Língua

Uma investigação da função de pacotes lexicais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2020.4.38377

Palavras-chave:

Português como Segunda Língua, Linguística de Corpus, Linguagem Formulaica, Pacotes Lexicais, Escrita em segunda língua

Resumo

Sequências formulaicas são conhecidas por serem uma medida de fluência em língua estrangeira. Pesquisas em processamento da linguagem indicam que tanto falantes nativos quanto aprendizes processam essas sequências de palavras como uma única unidade (ELLIS, 1996). No entanto, pouco se sabe sobre o uso de sequências formulaicas em Português e, menos ainda, sobre como aprendizes de Português desenvolvem o uso de sequências formulaicas em diferentes níveis. Portanto, neste estudo, investigamos a função textual de pacotes lexicais extraídos de um corpus de aprendizes de Português como Segunda Língua (PSL). Pacotes lexicais, ou lexical bundles, são sequências de três ou mais palavras que ocorrem mais do que o esperado em um determinado corpus. Para isso, utilizamos ferramentas da linguística de corpus para extrair pacotes lexicais que ocorrem frequentemente em dois níveis de proficiência –  iniciante e intermediário – em Português. Esses pacotes foram, então, classificados de acordo com a sua função textual. Os resultados indicam que aprendizes em níveis iniciais utilizam mais pacotes lexicais que se referem a objetos e sujeitos concretos enquanto aprendizes no nível intermediário utilizam mais pacotes lexicais de referência ao texto e posicionamento pessoal. Esse estudo contribui para a descrição da língua utilizada por aprendizes de Português nestes dois níveis. Além do mais, os resultados encontrados podem fomentar atividades em sala de aula em que professores de PSL apresentem pacotes lexicais com funções diversas aos alunos. Por fim, esperamos que esse estudo motive mais pesquisas que busquem descrever os diferentes estágios de aquisição de PSL.

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Biografia do Autor

Marine Laísa Matte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil

Aluna de doutorado em Linguística Aplicada (LA) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, instituição em que também realizou o seu mestrado em LA e graduação em Letras – Português/Inglês. Atualmente, é professora do curso de Letras da Universidade do Vale do Taquari.

Larissa Goulart, Northern Arizona University (NAU), Flagstaff, AZ, USA

Aluna de doutorado em Linguística Aplicada na Northern Arizona University. Possui mestrado em Ensino de Língua Inglesa com foco em Inglês para fins Específicos pela Universidade de Warwick e graduação em Letras – Português/Inglês pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

Matte, M. L., & Goulart, L. (2020). Pacotes Lexicais e níveis de proficiência em Português como Segunda Língua: Uma investigação da função de pacotes lexicais. Letras De Hoje, 55(4), e38377. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2020.4.38377

Edição

Seção

Dossiê: O ensino de Português como Língua Adicional (PLA)