Aquisição do artigo definido por aprendizes chineses de PLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2020.4.38099

Palavras-chave:

Artigo Definido, Contextos Genérico e Não Genéricos, PLA, Aprendizes Chineses

Resumo

O presente estudo visa observar como os aprendizes chineses cuja língua materna não possui o sistema do artigo adquirem o artigo definido (AD) em português como língua adicional (PLA), tentando verificar a omissão e a generalização excessiva deste artigo na sua interlíngua. Além disso, tem também como objetivo determinar se o uso do AD no contexto genérico e nos contextos não genéricos classificados segundo o modelo adaptado do de Liu e Gleason (2002), apresenta uma diferença no nível de dificuldade para os aprendizes chineses. Neste contexto, foram realizadas entrevistas individuais junto de alunos universitários chineses de português de nível intermédio. Os dados obtidos com base nas análises quantitativas evidenciam a omissão não muito marcada do AD e a generalização excessiva do AD em construções não-padrão da interlíngua dos aprendizes chineses onde o AD em português não deve ser usado. Além disso, certos contextos linguísticos não genéricos do AD são mais fáceis do que outros, o que suporta a afirmação de Liu e Gleason (2002). O estudo contribui para mostrar as variações ocorridas no processo da aquisição do AD português por aprendizes chineses de nível de proficiência intermédio, que devem dedicar esta aquisição do AD ao longo de todo o processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jing Zhang, Universidade de Macau, Macau, China

Doutora em Linguística, professora auxiliar do Departamento de Português da Faculdade de Letras da Universidade de Macau

Referências

CHAUDRON, Craig; PARKER, Kate. Discourse markedness and structural markedness: The acquisition of English noun phrases. Studies in Second Language Acquisition, v. 12, p. 43-64, 1990. https://doi.org/10.1017/S0272263100008731

CHEN, Ping. Identifiability and definiteness in Chinese. Linguistic – an Interdisciplinary Journal of the Language Sciences. Haia: Mouton, 2004. Volume 42-6. https://doi.org/10.1515/ling.2004.42.6.1129

CHO, Jacee; SLABAKOVA, Roumyana. Interpreting definiteness in a second language without articles: The case of L2 Russian. Second Language Research, v. 30, n. 2, p. 159-190, 2014. https://doi.org/10.1177/0267658313509647

CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 17. ed. Lisboa: Edições João Sá da Costa, 2002.

HAWKINS, John A. Definiteness and indefiniteness. San Diego, CA: Academic Press, 1978.

HAWKINS, Roger. Second language syntax. Oxford: Blackwell Publishing, 2001.

HUEBNER, Thorn. A Longitudinal analysis of the acquisition of English. Ann Arbor: Karoma, 1983.

HUEBNER, Thorn. System and variability in interlanguage syntax. Language Learning, v. 35, p. 141- 63, 1985. https://doi.org/10.1111/j.14671770.1985.tb01022.x

IONIN, Tania, et al. Sources of linguistic knowledge in the second language acquisition of English articles. Lingua, v. 118, n. 4, p. 554-576, 2008. https://doi.org/10.1016/j.lingua.2006.11.012

KADER, Aly. Acquisition of the nongeneric use of the definite article the by Egyptian EFL learners. ةلجم ةیلکةیبرتلا ىف مولعلا ةیوبرتلا Journal of the Faculty of Education in Educational Sciences, v. 41, p. 15-54, 2017. https://doi.org/10.21608/jfees.2017.84148

KIM, Han Chul. Aquisição do artigo definido em português como segunda língua por aprendizes coreanos. 2005. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.

LARDIERE, Donna. Knowledge of definiteness despite variable article omission in second language acquisition, In: BRUGOS, Alejna; MICCIULLA Linnea.; SMITH, Christine (ed.). BUCLD 28 Proceedings. Somerville, MA: Cascadilla Press, 2004. p. 328-339.

LARDIERE, Donna. Missing the trees for the forest: Morphology in second language acquisition. Second Language, v. 15, p. 5-28, 2016.

LIU, Dilin; GLEASON, Johanna L. Acquisition of the article the by nonnative speakers of English. An analysis of four nongeneric uses. Studies in Second Language Acquisition, v. 24, n. 1, p. 1-26, 2002. https://doi.org/10.1017/S0272263102001018

LU, Crystal F-C. The acquisition of English article by Chinese learners. Second Language Research, v. 20, n. 1, p. 43-78, 2001.

MASTER, Peter. A Cross-linguistic interlanguage analysis of the acquisition of the English article system. Unpublished doctoral dissertation, UCLA, 1987.

MATEUS, Maria Helena Mira et al. Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Editorial Caminho, SA, 2003.

MAYO, María del Pilar García. Article choice in L2 English by Spanish speakers. In: MAYO, María del Pilar García; HAWKINS, Roger (ed.). Second language acquisition of articles. John Benjamins Publishing Company, 2009.

MURPHY, Susan. Knowledge and production of English articles by advanced second language learners. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Texas, Austin, 1997.

PARODI, Teresa et al. On the L2 acquisition of the morphosyntax of German nominals. Essex Research Reports in Linguistics, v. 15, p. 1-44, 1997.

ROBERTSON, Daniel. Variability in the use of the English article system by Chinese learners of English. Second Language Research, v. 16, n. 2, p. 135 172, 2000. https://doi.org/10.1191/026765800672262975

SNAPE, Neal. Definite generic vs. definite unique in L2 acquisition. Journal of the European Second Language Association, v. 2, n. 1, p. 83-95, 2018. https://doi.org/10.22599/jesla.46

TRENKIC, Danijela. Variability in L2 article production – beyond the representational deficit vs. processing constraints debate. Second Language Research, v. 23, n. 3, p. 289-327, 2007. https://doi.org/10.1177/0267658307077643

THOMAS, Margaret. The acquisition of English articles by first and second language learners. Applied Psycholinguistics, v. 10, p. 335-355, 1989. https://doi.org/10.1017/S0142716400008663

WHITE, Lydia. Second language acquisition and universal grammar. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.

YANG, Yuan; HE, Huaqing. Corpus-based study on definite article errors in English writing. International Journal of Arts and Commerce, v. 5, n. 6, p. 24-31, 2016.

YOUNG, Richard. Form-function relations in articles in English interlanguage. In: BAYLEY, Robert; PRESTON, Dennis R. (ed.). Second language acquisition and linguistic variation. John Benjamins Publishing Company, 1996.

ZHANG, Jing. Comparação do sistema de determinação/indeterminação entre a língua portuguesa e a língua chinesa. In: GROSSO, Maria J.; GODINHO, Ana P.C. (ed.). O português na China. Lisboa: Lidel, 2014.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Zhang, J. (2020). Aquisição do artigo definido por aprendizes chineses de PLA. Letras De Hoje, 55(4), e38099. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2020.4.38099

Edição

Seção

Dossiê: O ensino de Português como Língua Adicional (PLA)