Monsieur Pain, de Roberto Bolaño

entre as agonias da História e os labirintos da ficção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2024.1.44468

Palavras-chave:

Monsieur Pain, Roberto Bolaño, Subjetividade, História, Enfermidade.

Resumo

Este artigo aborda o romance Monsieur Pain, de Roberto Bolaño, analisando a combinação que nele é feita de elementos relativos à experiência real e histórica com os da dimensão ficcional e subjetiva. Na obra em questão, o narrador-protagonista, de nome Pierre Pain, conta a história de sua ligação com o caso médico de um homem latino-americano chamado “Vallejo”, cuja doença é desconhecida pelos médicos. Terapeuta mesmerista, Pain é chamado para colaborar no tratamento do enfermo, mas acaba ingressando em uma trama permeada de ameaças e mistérios, a qual envolve perseguições políticas relacionadas ao fascismo espanhol, traumas da Primeira Grande Guerra e prenúncios da Segunda, além de interlocuções entre práticas ocultistas e pesquisa científica. Como é comum em sua escrita, Bolaño explora, nesse romance, dimensões imaginárias e subjetivas da história, fazendo o real se erigir mais da repercussão dos eventos junto ao inconsciente do narrador-protagonista que dos fatos em si. Desse modo, o escritor chileno não simplesmente documenta e reconta a história, expondo-a tal como teria sido, como também não meramente a ficcionaliza, forjando uma outra realidade descolada da factual e vivida. Sua escrita, antes, penetrava nos labirintos da subjetividade, enquanto atravessados pelos da história e pelos do desconhecido, recolhendo os vestígios do vivido e lhes dando uma dimensão espectral. Com isso, ele revela o pathos incompreensível e incurável da experiência histórica. Articulando referências teóricas e críticas situadas entre a literatura e a psicanálise, este estudo procura examinar como, na narrativa de Bolaño, o real e o ficcional se interpenetram, primeiro na mente atormentada do protagonista e, depois, em sua narração, assim expondo os dilaceramentos subjetivos que marcam a experiência com a história.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wesley Thales de Almeida Rocha, Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG), Araçuaí, MG, Brasil.

Doutor e mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, MG, Brasil. Professor de Literatura e Língua Portuguesa do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), lotado no campus Araçuaí/MG, Brasil.

Referências

BOLAÑO, Roberto. Déjenlo todo, nuevamente: primer manifiesto infrarrealista. In: BOLAÑO, Roberto. A la intemperie: colaboraciones periodísticas, discursos, conferencias, lecturas y relecturas. Barcelona: Alfaguara, 2019. p. 358-366.

BOLAÑO, Roberto. Monsieur Pain. Barcelona: Alfaguara, 2018.

FREUD, Sigmund. O estranho. In: FREUD, Sigmund. Uma neurose infantil e outros trabalhos (1917-1918). Tradução de Jorge Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1976. p. 237-269. (Edição Standard brasileira das obras completas de Sigmund Freud, v. 17).

LIMA, Luiz C. História. Ficção. Literatura. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

POE, Edgar A. Revelação mesmeriana. In: POE, Edgar A. Contos de terror e mistério. Tradução de Oscar Mendes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009. p. 289-301. (Pocket Ouro).

RANCIÈRE, Jacques. O incosciente estético. Tradução de Mônica Costa Netto. São Paulo: 34, 2009.

RAVETTI, Graciela. Mosieur Pain, de Roberto Bolaño: a dor da história. Revista Aletria, Belo Horizonte, v. 19, n. 2, p. 287-294, jan./jun. 2009.

TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. Tradução de Maria Clara Correa Castello. São Paulo: Perspectiva, 2012.

VALLEJO, César. Obra poetica completa. Caracas: Fundación Biblioteca de Ayacucho, 1979.

VÁSQUEZ, Malva M. Intertexto vallejiano y cuerpos agónicos en Monsieur Pain de Roberto Bolaño. Revista de Humanidades, Santiago, n. 28, p. 149-165, jul./dez. 2013.

Downloads

Publicado

2024-03-04

Como Citar

de Almeida Rocha, W. T. (2024). Monsieur Pain, de Roberto Bolaño: entre as agonias da História e os labirintos da ficção. Letras De Hoje, 59(1), e44468. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2024.1.44468