Base Nacional Comum Curricular

Uma análise biopolítica e polifônica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2022.1.43543

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular (BNCC), exame biopolítico, análise semântico-polifônica

Resumo

Este artigo traz à discussão duas perspectivas de análise discursiva que propomos como complementares e interdependentes: a visão biopolítica e o olhar semântico-polifônico. Nossa proposta constitui-se uma experiência de aproximação, guardadas as diferenças teóricas, da Filosofia e da Semântica Linguística aplicadas à Educação. Dado o contexto educacional do Brasil frente à implementação da Base Nacional Comum Curricular, elaboramos uma análise biopolítica e semântico-polifônica dos objetivos da BNCC. Começamos por examinar o documento no contexto biopolítico educacional e, na sequência, submetemos os enunciados que expressam seus objetivos no documento à descrição polifônica do sentido. Ambos os eixos de análise visam pôr à mostra o que está pressuposto e, portanto, não explicitado no discurso da BNCC. Ao fim, pensamos ter demonstrado como esses dois referenciais podem ser usados de forma integrada, para alertar sobre a necessidade de uma leitura e a consequente compreensão que transcenda os limites do texto manifesto e busque os ditos mais ou menos velados de um documento de importância substancial para a educação no Brasil contemporâneo. 

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Biografia do Autor

Geraldo Antonio da Rosa, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul, RS, Brasil.

Doutor em Teologia: Religião e Educação pela EST-RS, em São Leopoldo, RS, Brasil; pós-doutorado em Humanidades pela Universidade Carlos III-ES. Docente pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade de Caxias do Sul, em, Caxias do Sul, RS, Brasil. 

Tânia Maris de Azevedo, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul, RS, Brasil.

Doutora em Letras – Linguística Aplicada – pela Pontifícia Universidade Católica Do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Professora do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação – mestrado – e do Curso de Letras da Universidade de Caxias do Sul (UCS), em Caxias do Sul, RS, Brasil.

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Publicado

2022-11-29

Como Citar

Rosa, G. A. da, & Azevedo, T. M. de. (2022). Base Nacional Comum Curricular: Uma análise biopolítica e polifônica. Letras De Hoje, 57(1), e43543. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2022.1.43543

Edição

Seção

Dossiê: Discursos Discriminatórios como Fratura da Sociedade Brasileira