Polifonia linguística: uma proposta de transposição didática para o ensino da leitura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2016.1.21558

Palavras-chave:

Teoria da Argumentação na Língua, Teoria da Polifonia, compreensão leitora, transposição didática

Resumo

Este artigo visa a apresentar uma tentativa de transposição didática da Teoria da Polifonia, filiada à Teoria da Argumentação na Língua, de Oswald Ducrot, e da correspondente etapa do Modelo teórico-metodológico para a descrição do sentido do discurso, de Tânia Azevedo, para o ensino da leitura na Educação Básica. Nesse sentido, e por ser derivada da pesquisa Transposição didática da Teoria da Polifonia para o ensino da leitura na Educação Básica, essa proposta parte do pressuposto de que uma leitura competente é aquela capaz de compreender o “jogo” polifônico que constitui o sentido do discurso. A finalidade maior deste estudo é contribuir com a qualificação do processo de desenvolvimento das habilidades de compreensão leitora dos alunos do referido nível de ensino, por meio da concepção polifônica do sentido do discurso, devidamente transposta para o universo escolar. Para tanto, trago à discussão uma atividade de compreensão leitora, cujo principal objetivo é o de pôr à mostra as várias vozes que compõem o sentido de um discurso.

 

************************************************************************************************************************************************************************************************************

 

Linguistic polyphony: a proposal for didactic transposition for teaching reading

 

Abstract: This article intends to present a trial of didactic transposition of the Theory of Polyphony, related to the Theory of Argumentation in Language, by Oswald Ducrot, and to the correspondent stage of the Theoretical methodological model for description of the sense of discourse, by Tânia Azevedo, for teaching reading in Basic Education. In this sense, and because of derivation from the research Didactic Transposition of Theory of Polyphony for teaching reading in Basic Education, this proposal assumes that a competent reading is the one, which is able to understand the polyphonic “play” that constitutes the sense of discourse. The main aim of this study is to contribute to qualify the process of development of abilities of reading comprehension of students of the referred level, by means of the polyphonic conception of the sense of discourse, duly transposed to the school universe. To do that, I present for discussion an activity of reading comprehension, whose main objective is to show many voices that compose the sense of discourse.

 

Keywords: Theory of Argumentation in Language; Theory of Polyphony; reading comprehension; didactic transposition.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tânia Maris de Azevedo, Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Letras – Linguística Aplicada – pela PUCRS; professora do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado –, e do Curso de Letras, da Universidade de Caxias do Sul; pesquisadora nas áreas de Educação e Letras, mais especificamente, no que diz respeito às relações ensino, aprendizagem e linguagem, à formação de conceitos, à semântica argumentativa, à enunciação e aos gêneros de texto. Dentre suas publicações, merecem maior destaque o livro Em busca do sentido do discurso, pela EDUCS, a organização do livro Universo acadêmico em gêneros discursivos, também pela EDUCS, e a produção de alguns verbetes do Dicionário de linguística da enunciação, pela Editora Contexto.

Referências

ÁLVAREZ, Teodoro. Didáctica del texto en la formación del professorado. Madrid: Síntesis, 2005.

AZEVEDO, Tânia M. de. Outras vozes na argumentação: atualização da polifonia e reformulação da descrição semânticoargumentativa do discurso. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 46, n. 1, p. 64-72, jan.-mar. 2011.

AZEVEDO, Tânia M. de. Transposição didática de gêneros discursivos: algumas reflexões. Desenredo – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo, v. 6, n. 2, p. 198-214, jul. dez. 2010.

Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CHEVALLARD, Yves. La transposición didáctica: del saber sabio al saber enseñado. Buenos Aires: Aique, 1991.

DUCROT, Oswald. Polifonía y argumentación – conferencias del seminario Teoría de la Argumentación y Análisis del Discurso. Cali, Universidad del Valle, 1990.

DUCROT. O dizer e o dito. Campinas, SP: Pontes, 1987.

DUCROT. Les mots du discours. Paris: Minuit, 1980. Guia de livros didáticos: PNLD 2014: língua portuguesa: ensino fundamental: anos finais. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2013. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/guias-do-pnld/item/4661-guia-pnld-2014>. Acessado em: 14 nov. 2014.

POZO, J. I. Aprendizes e mestres. Porto Alegre: Artmed, 2002.

TEIXEIRA, Marlene. É possível a leitura? Revista Nonada, UniRitter, Porto Alegre, ano 8, n. 8, p. 195-204.

Downloads

Publicado

2016-05-03

Como Citar

Azevedo, T. M. de. (2016). Polifonia linguística: uma proposta de transposição didática para o ensino da leitura. Letras De Hoje, 51(1), 73–81. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2016.1.21558

Edição

Seção

Dialogismo, polifonia e argumentação no discurso