Polifonia linguística: uma proposta de transposição didática para o ensino da leitura
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7726.2016.1.21558Palabras clave:
Teoria da Argumentação na Língua, Teoria da Polifonia, compreensão leitora, transposição didáticaResumen
Este artigo visa a apresentar uma tentativa de transposição didática da Teoria da Polifonia, filiada à Teoria da Argumentação na Língua, de Oswald Ducrot, e da correspondente etapa do Modelo teórico-metodológico para a descrição do sentido do discurso, de Tânia Azevedo, para o ensino da leitura na Educação Básica. Nesse sentido, e por ser derivada da pesquisa Transposição didática da Teoria da Polifonia para o ensino da leitura na Educação Básica, essa proposta parte do pressuposto de que uma leitura competente é aquela capaz de compreender o “jogo” polifônico que constitui o sentido do discurso. A finalidade maior deste estudo é contribuir com a qualificação do processo de desenvolvimento das habilidades de compreensão leitora dos alunos do referido nível de ensino, por meio da concepção polifônica do sentido do discurso, devidamente transposta para o universo escolar. Para tanto, trago à discussão uma atividade de compreensão leitora, cujo principal objetivo é o de pôr à mostra as várias vozes que compõem o sentido de um discurso.
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Linguistic polyphony: a proposal for didactic transposition for teaching reading
Abstract: This article intends to present a trial of didactic transposition of the Theory of Polyphony, related to the Theory of Argumentation in Language, by Oswald Ducrot, and to the correspondent stage of the Theoretical methodological model for description of the sense of discourse, by Tânia Azevedo, for teaching reading in Basic Education. In this sense, and because of derivation from the research Didactic Transposition of Theory of Polyphony for teaching reading in Basic Education, this proposal assumes that a competent reading is the one, which is able to understand the polyphonic “play” that constitutes the sense of discourse. The main aim of this study is to contribute to qualify the process of development of abilities of reading comprehension of students of the referred level, by means of the polyphonic conception of the sense of discourse, duly transposed to the school universe. To do that, I present for discussion an activity of reading comprehension, whose main objective is to show many voices that compose the sense of discourse.
Keywords: Theory of Argumentation in Language; Theory of Polyphony; reading comprehension; didactic transposition.
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