“O que uma criança está fazendo com uma boneca?”

Reflexões dialógicas sobre o ato de brincar

Palavras-chave: Relações dialógicas, Ato de brincar, discurso heteronormativo

Resumo

Este artigo analisa as relações dialógicas emergentes de uma peça publicitária veiculada nas redes sociais no ano de 2020, que aborda a discussão sobre o universo masculino e o feminino, em torno do ato de brincar das crianças. A partir da perspectiva dialógica da linguagem assumida por Bakhtin e o Círculo (BAKHTIN, 2016 [1952-1953] [1959-1961], 2018 [1963]); VOLÓCHINOV, 2018 [1929]), a análise revela que, mesmo tendo por objetivo vender um produto, uma boneca, a peça publicitária constitui uma grande resposta a um discurso conservador, sexista e heteronormativo emergente no contexto da veiculação da peça, que coincide com discursos vigentes no período pré e pós-eleições presidenciais brasileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Lopes Bortolini, Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo, RS, Brasil.

Mestra em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF), em Passo Fundo, RS, Brasil.

João Augusto Reich da Silva, Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo, RS, Brasil.

Graduado em Letras, Português-Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade de Passo Fundo (UPF), em Passo Fundo, RS, Brasil.

Patrícia da Silva Valério, Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo, RS, Brasil.

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), em São Leopoldo, RS, Brasil; professora do Curso e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF), em Passo Fundo, RS, Brasil.

Referências

AS FRASES controversas de Bolsonaro. [S. l.: s. n.],2018. 1 vídeo (2 min 28 s). Publicado pelo canal ElPaís. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KczwxvO3-iE. Acesso em: 23 fev. 2021.

BAKHTIN, M. M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. M. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra; notas da edição russa de Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016a. p. 11-69.

BAKHTIN, M. M. O texto na linguística, na filologia e em outras ciências humanas: um experimento de análise filosófica. In: BAKHTIN, M. M. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra; notas da edição russa de Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016b. p. 71-107.

BAKHTIN, M. M. O discurso em Dostoiévski. In: BAKHTIN, M. M. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução direta do russo, notas e prefácio de Paulo Bezerra. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2018. p. 207-310.

BAKTIN, M.M. (V. N. Volochínov). A Interação Verbal. In: BAKHTIN, M. M. Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução de Michel Lahud, Yara Frateschi Vieira.11. ed. São Paulo: Editora Hucitec, 2004. p. 110-127.

BOLSONARO, J. M. Entrevista Jair Bolsonaro. [Entrevista cedida a] Revista Playboy. Playboy: a revista do homem. São Paulo, n. 433, jun. 2011, p. 65-76. Disponível em: https://www.passeidireto.com/arquivo/63263989/playboy-junho-de-2011-entrevista-jair-bolsonaro. Acesso em: 17 mar. 2021.

BRAIT, B. Análise e teoria do discurso. In: BRAIT, B. (org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006. p. 9-31.

BRAIT, B. Reflexões dialógicas: de olho no verbal, piscando para a imagem. In: MENDES, E. (coord.). Imagem e Discurso. Belo Horizonte: FALE – UFMG, 2013. p. 38-53. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/padrao_cms/documentos/profs/emilia/Imagem%20e%20discurso.pdf. Acesso em: 3 mar. 2021.

BRAIT, B.; MELO, R. Enunciado/enunciado concreto/enunciação. In:

BRAIT, B. (org.). Bakhtin: conceitos-chave. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2005. p. 61-78.

CERIMÔNIA de transmissão de cargo à Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves. [S. l.: s. n.], 2019. 1 vídeo (31 min 19 s). Publicado pelo canal TV BrasilGov. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=2Qz_tS6zofg. Acesso em: 23 fev. 2021.

DAMARES ALVES diz que ‘menino veste azul e menina veste rosa’. [S. l.: s. n.], 2019. 1 vídeo (43 s). Publicado pelo canal Poder360. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=q6X3-nXjmv4. Acesso em: 3 mar. 2021.

FINCO, D. Relações de gênero nas brincadeiras de meninos e meninas na educação infantil. Pro-Posições, Campinas, v. 14, n. 3 (42), p. 89-101, 2003. Disponível em: https://fe-old.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/2212/42-dossie-fincod.pdf. Acesso em: 23 fev. 2021.

HASHMI, S. et al. Exploring the Benefits of Doll Play Through Neuroscience. Frontiers in Human Neuroscience, Suíça, v. 14, p. 1-9, 1 out. 2020. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fnhum.2020.560176/full. Acesso em: 17 mar. 2021.

MARCON, T.; KAPCZYNSKI, A. L.; BÖTTKER, S. B. Políticas educacionais: diversidade e democracia: questões de gênero na escola. In: STURM, L.; BORDIGNON, L. S. (org.). Quem sabe faz. E quem ensina? Dialogando sobre a docência. Campinas: Pontes Editores, 2017. p. 69-84.

RODA VIVA Jair Bolsonaro. [S. l.: s. n.], 2018. 1 vídeo (1 h 21 min 50 s). Publicado pelo canal Roda Viva. Disponível em: http://tvcultura.com.br/videos/65961_roda-viva-jair-bolsonaro-30-07-2018.html. Acesso em: 12 ago. 2019.

SAUSSURE, F. Curso de linguística geral. Organização de Charles Bally, Albert Sechehaye, Albert Riedlinger; prefácio à edição brasileira de Isaac Nicolau Salum; tradução de Antônio Chelini, José Paulo Paes, Izidoro Blinkstein. 28. ed. São Paulo: Cultrix, 2012.

SEFFNER, F. Tem nexo não falar sobre sexo na escola? Revista Textual, Porto Alegre, v. 1, n. 25, p. 22-29, maio 2017.

TODOS podemos cuidar. [S. l.; s. n.], 2019. 1 vídeo (1 min 13 s). Publicado pelo canal Hasbro. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=T-FbFuS_mxU. Acesso em: 08 maio 2019.

VOLÓCHINOV, V. N. A interação discursiva. In: VOLÓCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo, Ekaterina Vólkova Américo; ensaio introdutório de Sheila Grillo. 2 ed. São Paulo: Editora 34, 2018, p. 201-225.

Publicado
2021-12-31
Como Citar
Bortolini, F. L. ., Silva, J. A. R. da ., & Valério, P. da S. . (2021). “O que uma criança está fazendo com uma boneca?”: Reflexões dialógicas sobre o ato de brincar. Letras De Hoje, 56(3), 686-699. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2021.3.40594
Seção
Dossiê: Estudos Bakhtinianos Contemporâneos