Concepções docentes sobre os fatores e processos que envolvem a compreensão leitora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.32521

Palavras-chave:

Ensino da compreensão leitora. Prática docente. Habilidades linguístico-cognitivas.

Resumo

Foram investigadas as concepções que subjazem as práticas docentes utilizadas para desenvolver a competência leitora, por meio de questionário aplicado a 15 professores (4º ano do Ensino Fundamental), de 10 escolas (Curitiba-PR). Questões com base nas dimensões social, linguística e cognitiva da leitura, e nos fatores necessários à compreensão (texto, leitor e contexto), foram formuladas. As respostas obtidas revelaram pouca clareza quanto aos conteúdos e conceitos relativos à dimensão cognitiva da leitura, o que, em tese, limita a utilização de efetivas propostas de ensino da compreensão leitora. O relato dos encaminhamentos pedagógicos mostra uma centralidade nas informações explícitas nos textos, indicando fragilidade na promoção de habilidades que podem facilitar a compreensão inferencial e a leitura crítica. Fundamentandose na análise da operacionalização do ensino da leitura, conclui-se pela necessidade de reformulação das propostas pedagógicas de forma a promover a capacidade de reflexão e de controle deliberado do leitor na construção da sua compreensão.

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Biografia do Autor

Terezinha das Graças Laguardia Oliveira, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR

Mestre em Educação, Universidade Federal do Paraná. Doutoranda em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil. Temas de interesse: metodologia do ensino de Língua Portuguesa, aprendizagem inicial, aperfeiçoamento e dificuldades na leitura e na escrita. 

Magaly Quintana Pouzo Minatel, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR

Mestre em Educação, Universidade Federal do Paraná. Doutoranda em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil.

Sandra Regina Kirchner Guimarães, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano,
Universidade de São Paulo (USP). Professora Permanente do
Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil.

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Publicado

2019-11-06

Como Citar

Oliveira, T. das G. L., Minatel, M. Q. P., & Guimarães, S. R. K. (2019). Concepções docentes sobre os fatores e processos que envolvem a compreensão leitora. Letras De Hoje, 54(2), 191–201. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.32521

Edição

Seção

Processamento da decodificação e da compreensão da leitura: