Estudos de caso em pesquisas na Educação Infantil
uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2024.1.45662Palavras-chave:
Estudos de caso, Educação Infantil, Revisão Integrativa, PedagogiaResumo
Alguns autores já teorizaram a respeito do relevo que estudos de casos têm para o desenvolvimento das disciplinas científicas (Kuhn, 1997; Stake, 2007; Yin, 2015). No entanto, no campo da Educação Infantil, ainda são escassos os exemplos de estudos de casos que narram a ação profissional contextualizada e que sejam densamente documentados (Fochi, 2022; Kishimoto, 2002; Oliveira- -Formosinho, 2002). Neste artigo, optamos por desenvolver uma discussão sobre a especificidade dos estudos de caso no campo da educação, especificamente na etapa da Educação Infantil. Para tal, realizamos uma revisão integrativa (Botelho, Cunha, & Macedo, 2011; Broome, 1993), mapeando o que foi publicado entre 2009 e 2023 sobre estudos de caso publicados em território brasileiro na Educação Infantil. A partir do conjunto de artigos encontrados, categorizamos os estudos em três grandes grupos: (i) condições de trabalho, avaliação institucional e oferta da Educação Infantil; (ii) inclusão de crianças; e (iii) crianças, professores e famílias na Educação Infantil. A partir dessa revisão integrativa, destacamos que ainda se carece de narrativas densamente documentadas tratando de experiências educacionais que possam ajudar na construção da docência na Educação Infantil.
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