Educação política de professores: conceitos e importância

Autores

  • Mary Rangel UFF
  • Paulo Petry UERJ

Palavras-chave:

Educação política de professores, fundamentos teóricos

Resumo

Este artigo traz aos leitores conceitos da teoria política de Hannah Arendt, demonstrando a sua relevância para a educação de professores. A argumentação do texto contempla a importância da dimensão política do magistério e dos seus fundamentos. Assim, abordam-se conceitos arendtianos sobre política, poder e violência, enfatizando-os na formação e na prática docente, seja para que os professores possam incorporá-los ao processo de ensino-aprendizagem, seja para que possam exercer, de modo consciente e fundamentado, a educação para a vida cidadã.
Descritores – Educação política de professores; fundamentos teóricos; Hannah Arendt.
ABSTRACT – This article puts forward concepts of the political theory of Hannah Arendt, pointing out its relevance to the academic formation of teachers. The argumentation in the text centres round the importance of the political dimension of teaching as well as its conceptual fundamentals. Conse-quently, arendtian principles concerning politics, power and violence are invoked with emphasis on their application to the formative processes as well as on the teaching practice so that teachers can both incorporate them to the learning-teaching process and to teach conscientiously towards the develop-ment of citizenship awareness and attitude in learners.
Key-words – Political education of teachers; theoretical principles; Hannah Arendt

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Publicado

2006-09-05

Como Citar

Rangel, M., & Petry, P. (2006). Educação política de professores: conceitos e importância. Educação, 28(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/422

Edição

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Outros Temas