Narrativas das mulheres das classes populares: modos de subjetivação e educação escolar

Autores

  • Anderson Ferrari PPGE/UFJF
  • Zaine Simas Mattos Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.1.21615

Palavras-chave:

Mulheres. Modos de subjetivação. Educação escolar. Classes populares.

Resumo

Este texto é resultado de uma pesquisa que tem como foco de análise os atravessamentos de classe e gênero nos modos de subjetivação de mulheres das classes populares. O campo de investigação é uma escola pública municipal que atendia e atende mulheres das classes populares, de maneira que foi possível trabalhar com duas gerações de famílias chefiadas por mulheres. Trabalhando com entrevistas narrativas, a pesquisa tem como foco os relatos que ressaltam as vivências delas nos modos de serem mulheres, mães, ex-alunas, representantes das classes populares e de gerações distintas no que tange às suas relações com a educação escolar. Para isso, assumiu-se uma questão motivadora, que se buscou responder neste texto: de que modos as mulheres narram as suas relações com a educação
escolar e como essas relações são atravessadas por classe e gênero? Este, o referencial teórico-metodológico do qual este artigo se aproxima, privilegiando os estudos foucaultianos por um viés pós-estruturalista.

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Biografia do Autor

Anderson Ferrari, PPGE/UFJF

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Zaine Simas Mattos, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Professora da rede pública Municipal de Juiz de Fora.

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Publicado

2017-05-31

Como Citar

Ferrari, A., & Mattos, Z. S. (2017). Narrativas das mulheres das classes populares: modos de subjetivação e educação escolar. Educação, 40(1), 63–72. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.1.21615

Edição

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