Pedagogy: for what? Contemporary challenges to training representation of human diversity

Authors

  • Andressa Silva Pereira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Allan Rocha Damasceno Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.1.24299

Keywords:

Inclusive education. Special Education. Teacher training(a).

Abstract

The current movement of inclusive education considers that it is essential for all students to experience the existence of differences in the same school space, and it is possible to assume the centrality of pedagogical work to human differences. In this regard, it is important to consider that the education of the pedagogue is faced ith this challenge. This article aims to reflect on the impacts of the current public policies of inclusive education within the scope of the Special Education modality in undergraduate courses in Pedagogy in the contemporaneity, in order to contribute to the possibility of emancipation and critical self – reflection of human diversity.

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Author Biographies

Andressa Silva Pereira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Andressa Silva Pereira é atualmente mestranda do curso do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc/UFRRJ) com orientação do professor Dr. Allan Rocha Damasceno. É graduada no curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), foi bolsista de iniciação científica do PROIC/PROPPG pela UFRRJ (Agosto/ 2011 a Julho/2012) e também foi bolsista do PIBIC pelo CNPQ (Agosto/2012 a Julho/2014), ambas com orientação do professor Dr. Allan Rocha Damasceno. Atualmente, participa do grupo de pesquisa: Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão (LEPEDI) ? UFRRJ, coordenado pelo docente Dr. Allan Rocha Damasceno. Seus interesses na pesquisa aprofundam-se na área da educação especial realizando estudos sobre políticas públicas na perspectiva da educação inclusiva.

Allan Rocha Damasceno, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Allan Damasceno têm sua área de formação inicial em Licenciatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é Especialista em Educação Especial pela Universidade Federal Fluminense, Orientador Educacional e Supervisor Escolar, atuando na perspectiva da constituição da escola democrática/inclusiva. Mestre e Doutor em Educação, com ênfase na modalidade de ensino Educação Especial, pela Universidade Federal Fluminense. É Professor Adjunto do Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), onde está vinculado institucionalmente ao recém criado Departamento de Educação do Campo, Movimentos Sociais e Diversidade (DECAMPD), sendo seu atual vice-chefe. Coordena o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão (LEPEDI). Integra o Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP), uma rede formada por parceiros colaborativos (pesquisadores de 26 universidades brasileiras distribuídas por 18 estados) que se reuniram com a perspectiva de produzir evidências científicas para o suporte a definição de prioridades e estratégias de pesquisa e formação no âmbito da Educação Especial no Brasil. Atua no Programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) na linha de pesquisa "Desigualdades Sociais e Políticas Educacionais", e no Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola (PPGEA) na linha de pesquisa "Gestão e Educação do Ensino Agrícola", ambos da UFRRJ. É Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) e do Observatório de Educação Especial do Rio de Janeiro (OEERJ). Seus interesses em pesquisa concentram-se na área de Educação Especial, com ênfase nas Políticas Públicas em Educação, Organização do Trabalho Escolar, Formação de Professores e Políticas de Formação, realizando estudos acerca da(o): inclusão em educação; organização na/para diversidade; indivíduo, escola e preconceito; Teoria Crítica e democratização escolar; experiências instituintes em educação.

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Published

2017-05-31

How to Cite

Pereira, A. S., & Damasceno, A. R. (2017). Pedagogy: for what? Contemporary challenges to training representation of human diversity. Educação, 40(1), 31–40. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.1.24299

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