O ensino da leitura e escrita e o livro didático na Educação Infantil

Autores

  • Ana Carolina Perrusi Alves Brandão Universidade Federal de Pernambuco
  • Alexsandro da Silva Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.3.23852

Palavras-chave:

Educação Infantil. Livro didático. Leitura e escrita.

Resumo

O presente artigo discute dois temas polêmicos: o ensino da leitura e da escrita na Educação Infantil e a adoção de livros didáticos nessa etapa da Educação Básica. Para isso, apresenta, inicialmente, algumas reflexões sobre esses dois tópicos, identificando e discutindo diferentes posições assumidas nesse debate. Em um segundo momento, os dois temas são retomados na análise de propostas extraídas do “Meu Livro de Atividades” (Pré II), um dos materiais do Programa Alfa e Beto Pré-Escola dirigido ao ensino de leitura e escrita para crianças de 5 anos. O artigo contribui, portanto, para a tomada de decisões pedagógicas mais informadas no campo da Educação Infantil.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Perrusi Alves Brandão, Universidade Federal de Pernambuco

É Mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (1994) e PhD em Psicologia pela University of Sussex (2004). Em 2015-2016 realizou pós doutorado na University of Oxford. É professora associada do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), desenvolvendo atividades de ensino e orientação de alunos no curso de Pedagogia e na Pós-graduação em Educação. Interessa-se por estudos na área de leitura e escrita na Educação Infantil, bem como sobre o ensino da compreensão de textos nas séries iniciais do Ensino Fundamental. É membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL / UFPE), onde desenvolve atividades de formação de professores e de produção e análise de materiais didáticos. Entre 2012 e 2014 assumiu a função de Coordenadora de Ações Pedagógicas no Centro Municipal de Educação Infantil Prof. Paulo Rosas que funciona no campus da UFPE.

Alexsandro da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em Pedagogia (2000), mestre (2003) e doutor (2008) em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, com período sanduíche no Institut National de Recherche Pédagogique - INRP - Paris (2007). Atualmente, é professor adjunto do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco, onde atua no curso de graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea. É também docente do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação e membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem - CEEL da mesma universidade. Participa, ainda, do grupo de pesquisa Didática da Língua Portuguesa da UFPE. Tem experiência na área de Educação, dedicando-se, principalmente, ao estudo de temas relativos à alfabetização e ao ensino de língua portuguesa.

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

Brandão, A. C. P. A., & da Silva, A. (2017). O ensino da leitura e escrita e o livro didático na Educação Infantil. Educação, 40(3), 440–449. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.3.23852

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