A educação superior no Brasil na perspectiva do direito social: cenários que levam ao programa Prouni

Autores

  • Larissa Ramalho Pereira Centro Universitário Franciscano
  • Francisco Arseli Kern PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.1.21913

Palavras-chave:

Política de educação. Educação superior. Prouni.

Resumo

O presente artigo aborda a educação superior no Brasil, sob as diferentes perspectivas e posições oriundas da relação indissociável entre educação e direito social, tendo em vista que o eixo analítico deste trabalho encontra-se pautado na garantia universal do direito à educação. Nesse sentido, o mesmo apresenta um breve resgate histórico sobre a educação no Brasil, dando ênfase à construção histórica, social, econômica e política da educação brasileira, destacando os aspectos dos cenários educacionais de cada período, até chegar ao Programa Universidade para Todos – Prouni, evidenciando sua natureza e os diferentes olhares e análises sobre o mesmo.

 

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Publicado

2017-05-31

Como Citar

Ramalho Pereira, L., & Arseli Kern, F. (2017). A educação superior no Brasil na perspectiva do direito social: cenários que levam ao programa Prouni. Educação, 40(1), 10–19. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.1.21913

Edição

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Outros Temas