Educação e inclusão digital: consistências e fragilidades no empoderamento dos grupos sociais

Autores

  • Lucila Maria Pesce Universidade Federal de São Paulo
  • Adriana Rocha Bruno Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.3.21779

Palavras-chave:

Educação. Inclusão digital. Empoderamento.

Resumo

O presente artigo integra o quadro teórico realizado para uma pesquisa em desenvolvimento sobre políticas de inclusão digital e seus desdobramentos na educação formal. Portanto, no tocante ao método, o artigo
apresenta-se como pesquisa bibliográfica. O texto busca evidenciar consistências e fragilidades, no âmbito da inclusão digital, mediante discussão centrada em dois campos conceituais: cibercultura e constituição dos sujeitos sociais; inclusão digital e empoderamento. Na argumentação, o artigo defende a ampliação do conceito de inclusão digital, que transcende a fluência tecnológica e o acesso aos recursos tecnológicos e à conexão em rede. A visão ampliada do conceito de inclusão digital ora proposta pertence ao campo mais amplo da inclusão social. Por essa razão, articula-se
ao conceito freireano de empoderamento dos grupos sociais, para que estes se percebam como leitores críticos de si e de suas circunstâncias, e possam nelas intervir, com mais consciência e consistência.

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Biografia do Autor

Lucila Maria Pesce, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (São Paulo, SP, Brasil) e professora na Universidade Federal de São Paulo (São Paulo, SP, Brasil)

Adriana Rocha Bruno, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (São Paulo, SP, Brasil) e professora na Universidade Federal de Juiz de Fora (Juiz de Fora, MG, Brasil).

Referências

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Publicado

2016-02-25

Como Citar

Pesce, L. M., & Rocha Bruno, A. (2016). Educação e inclusão digital: consistências e fragilidades no empoderamento dos grupos sociais. Educação, 38(3), 349–357. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.3.21779

Edição

Seção

Dossiê - In/exclusão Digital e Educação