Análise do discurso das diretrizes curriculares nacionais de educação infantil: currículo como campo de disputas

Autores

  • Rodrigo Saballa de Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.3.15782

Palavras-chave:

Diretrizes curriculares. Educação infantil. Currículo. Discurso.

Resumo

A partir dos Estudos Culturais em Educação e dos Estudos de Michel Foucault, pretende-se analisar os discursos das Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil, de forma a evidenciar como estas instituem saberes que disciplinam, regulam e produzem sujeitos. Metodologicamente, é desenvolvida a análise do discurso, entendendo que as diretrizes prescrevem ações que objetivam o governamento docente. As análises são realizadas através de três unidades: condições de emergência das diretrizes; concepção de currículo; princípios, objetivos e eixos das propostas pedagógicas. Através das análises, conclui-se que as diretrizes reativam discursos redentores, reforçando a missão salvacionista atribuída historicamente às instituições de atendimento à infância.

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Biografia do Autor

Rodrigo Saballa de Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Pós doutorado em Educação (UFPEL), Doutorado em Educação (UFRGS), Professor Adjunto do Curso de Pedagogia (UFFS) - Universidade Federal da Fronteira Sul. Área de concentração: Educação Infantil. Líder do Grupo de Pesquisas em Educação, Culturas e Políticas Contemporâneas.

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Publicado

2016-03-03

Como Citar

Carvalho, R. S. de. (2016). Análise do discurso das diretrizes curriculares nacionais de educação infantil: currículo como campo de disputas. Educação, 38(3), 466–476. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.3.15782