Arte, só na aula de arte?

  • Mirian Celeste Ferreira Dias Martins Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Palavras-chave: Arte. Mediação cultural. Territórios de arte & cultura. Educação estética. Vida.

Resumo

A pergunta que dá título ao artigo é o mote da conversa que o texto deseja compartilhar. O convite é para percorrer trajetos em encontros com a arte, com a palavra “estética”, com a potencialidade da arte contemporânea, com o “olhar de missão francesa” que teima em considerar a arte como expressão da beleza. No percurso, a proposição da leitura de uma imagem incompleta, tenta provocar idas e voltas conceituais na percepção do próprio ato de leitura oferecida como curadoria educativa na processualidade da mediação cultural. Declanchar, tirar a tranca. Não será esta a tarefa maior da mediação cultural: abrir o que estava travado, libertar o olhar amarrado ao já conhecido para ver além? Não será este o sentido da educação estética? Os territórios de arte de arte & cultura, instigando o pensamento rizomático, não seriam nutrição estética para ir além das obras de arte conhecidas e das biografias dos artistas? Na ampliação de horizontes, cabe ao leitor a resposta: Afinal, arte, só na aula de arte?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirian Celeste Ferreira Dias Martins, Universidade Presbiteriana Mackenzie.
possui graduação em Licenciatura em Desenho e Plástica (1970), mestrado em Artes pela Escola de Comunicações e Artes/Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é docente do curso de pós-graduação "Educação, Arte e História da Cultura" na Universidade Presbiteriana Mackenzie onde coordena o Grupo de Pesquisa em Mediação Cultural: contaminações e provocações estéticas. É sócia-diretora do Rizoma Cultural - projetos em arte, educação e cultura; assessora de instituições educacionais e culturais, co-responsável pela Proposta Curricular de Arte da Scretaria de Estado da Educação de São Paulo. Foi docente e coordenadora de Grupo de Pesquisa em Mediação arte/cultura/público do Instituto de Artes/Unesp - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; co-coordenadora da DVDteca do Instituto Arte na escola/Fundação Iochpe. Tem experiência em formação de educadores, atuando na área de Artes nos seguintes temas: mediação cultural, arte, ensino de arte, currículo, educação e formação de educadores.Entre outros livros e artigos, é co-autora do livro Teoria e prática do ensino de Arte: a língua do mundo/FTD, selecionado pelo MEC para o Programa Nacional de Bibliotecas da escola PNBE do Professor 2010. É co-autora do projeto selecionado pelo Programa Petrobras Cultural: Por trás da cena. Obs: O presente currículo contem informações apenas sobre produções e atuações mais recentes.
Como Citar
Martins, M. C. F. D. (2011). Arte, só na aula de arte?. Educação, 34(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/9516
Seção
Dossiê - Arte, cultura, educação: mutações