Abordagem (auto)biográfica – narrativas de formação e de autorregulação da aprendizagem reveladas em portfólios reflexivos

  • Lourdes Maria Bragagnolo Frison Universidade Federal de Pelotas
  • Ana Margarida da Veiga Simão Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa
Palavras-chave: narrativas (auto)biográficas, autorregulação, portfólios reflexivos

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre narrativas (auto)biográficas registradas nos portfólios reflexivos de estudantes de um curso de formação inicial em Educação Básica (Portugal) e de um curso de Educação Superior em Pedagogia (Brasil). A investigação teve como foco evidenciar o possível elo entre narrativas (auto)biográficas e aprendizagem autorregulada, no processo de formação de professores. O material analisado permitiu visualizar questões que emergiram, relativas às aprendizagens e ao desenvolvimento de competências: o papel dos aprendizes de professor nas aprendizagens; a apropriação dos conteúdos; a consciência dos próprios processos de aprendizagem; o comprometimento com a aprendizagem e o desenvolvimento da tomada de decisão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lourdes Maria Bragagnolo Frison, Universidade Federal de Pelotas
Possui graduação em Pedagogia (1977) e Mestrado em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000. Defendeu a dissertação intitulada "Percorrendo os caminhos na construção da sexualidade adolescente: significado do mundo vivido". Fez Doutorado Sanduíche na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação/Universidade de Lisboa. É Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006), tendo defendido tese em 2006, intitulada "Autorregulação da aprendizagem: atuação do pedagogo em espaços não-escolares. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Fundamentos Psicológicos da Educação, da Faculdade de Educação na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atua nos cursos de Graduação e Pós-Graduação (PPGE/FaE/UFPel). Faz parte do grupo de pesquisa Cultura Escrita, Linguagens e Aprendizagem.Tem experiência na área de Educação, orienta trabalhos de pesquisa com ênfase na autorregulação da aprendizagem, estratégias pedagógicas e metodológicas de ensino e de aprendizagem e narrativas, (auto)formação de professores. Participa do Grupo de pesquisa Profissionalização Docente e Identidade, com a pesquisa: O sujeito singular-plural - narrativas de vida, identidade, docência e educação continuada do professor, na PUCRS. Atuou como professora na PUCRS. Foi professora e diretora do curso de Pedagogia da Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras. É pesquisadora do Cnpq, desenvolve na UFPel a pesquisa Docência Compartilhada: autorregulação da aprendizagem no estágio curricular obrigatório no Curso de Pedagogia. As principais publicações e projetos de investigação versam sobre aprendizagem autorregulada, estudo colaborativo, narrativas (auto)formadoras, monitoria e tutoria. Coordena o projeto PIBID, do qual participam 20 bolsistas, tendo como objetivo capacitar os estudantes da Pedagogia para atuarem com profissionalização na docência do ensino público.
Como Citar
Frison, L. M. B., & Simão, A. M. da V. (2011). Abordagem (auto)biográfica – narrativas de formação e de autorregulação da aprendizagem reveladas em portfólios reflexivos. Educação, 34(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8705