Construção de identidades docentes:entre a vocação, as necessidades objetivas e os processos sociais
Palavras-chave:
trabalho docente, identidades docentes, regulação do trabalho docente, docência na ArgentinaResumo
Aborda-se a construção das identidades docentes, argumentando-se que decorrem das regulações do trabalho do professorado em cada contexto. Na primeira parte do texto apresenta-se uma concepção de identidade, defendendo-se a constante provisoriedade das identidades e indicando-se que são resultado de disputas. Ao aplicar-se essa noção ao caso do professorado, afirma-se que a intensa referência às identidades, atualmente, denota que vivemos um momento de transformação do que se espera do trabalho docente. As identidades docentes não são conferidas ao acaso, nem dependem, exclusivamente, da formação recebida. Para exemplificar tal tese, na segunda parte do texto são apresentadas a gênese e a constituição da docência na Argentina, onde, com o passar do tempo, distintos modelos de docentes têm sido enfatizados: o modelo vocacional – sacerdotes e vestais; o de funcionários de Estado; o de técnicos especializados; o de trabalhadores assalariados. Por fim, nas conclusões, retoma-se o abordado, relacionando-o com o título do trabalho.
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