Filosofia e literatura: diálogo motivado a partir de Platão e Tchekhov

  • Flávia Brocchetto Ramos Universidade de Caxias do Sul
  • Athany Gutierres Universidade de Caxias do Sul
  • Morgana Kich Universidade de Caxias do Sul
Palavras-chave: Educação, literatura, filosofia, leitura.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar aproximações entre a filosofia e a literatura e discutir a relevância de seus textos na prática docente. Essas duas áreas do conhecimento, através da sabedoria e de processos civilizatórios que envolvem seus escritos, dialogam de diferentes maneiras, contribuindo para a formação do sujeito. O estudo, vinculado à linha de pesquisa Educação, Linguagens e Tecnologia, do PPGEd/ UCS, sustenta-se a partir dos pressupostos da obra de Platão e de uma breve análise de um conto do escritor russo Anton P. Tchekhov (1999), representante da literatura clássica. Tais disciplinas constituem instrumentos valiosos para uma educação comprometida com a humanização dos indivíduos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Brocchetto Ramos, Universidade de Caxias do Sul
Doutora em Letras (PUCRS). Professora do PPGEd/UCS.
Athany Gutierres, Universidade de Caxias do Sul
Mestre em Educação (UCS). Professora do Programa de Línguas Estrangeiras da Universidade de Caxias do Sul.
Morgana Kich, Universidade de Caxias do Sul
Mestranda em Educação (UCS). Professora da Rede Municipal e Privada de Ensino de Caxias do Sul.
Publicado
2011-07-24
Como Citar
Ramos, F. B., Gutierres, A., & Kich, M. (2011). Filosofia e literatura: diálogo motivado a partir de Platão e Tchekhov. Educação, 34(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8192