Formação <i>com</i> educadores/as e os desafios da práxis da Educação Popular na Universidade

  • Ana Lúcia Souza de Freitas
  • Maria Elisabete Machado
Palavras-chave: Educação Popular, formação com educadores/as, ecologia de saberes.

Resumo

O artigo retoma e contribui para a atualidade do tema da refundamentação da Educação Popular (EP). Analisa o potencial transformador da EP como base da formação inicial de educadores/as e propõe a expressão formação com educadores/as para enfatizar a reciprocidade das aprendizagens que se realizam diante das peculiaridades de um Projeto Pedagógico de Curso fundamentado nesta perspectiva. Põe em diálogo as referências de Paulo Freire e Boaventura de Sousa Santos para enfatizar a validade epistemológica do saber da experiência e propor a ecologia de saberes como uma alternativa à monocultura do saber e do rigor. Aprender a partir da escuta dos educandos é um caminho que se anuncia para a refundamentação da EP e para a sua práxis no contexto da Universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Souza de Freitas
Nadja Mara Amilibia Hermann Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (1973), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1982) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), com doutorado sanduíche na Universidade de Heidelberg. Foi professora titular de Filosofia da Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul de 1997 a 2005. Coordenou o Comitê de Educação e Psicologia da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul no período de 2002 a 2006. Realizou estágios de pesquisa na Universidade de Heidelberg/Erziehungswissensschatliches Seminar nos anos de 1998, 1999 e 2005. Atualmente é professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia da educacao, racionalidade, hermenâutica, Habermas, Gadamer, ética, ética e estética. (Texto informado pelo autor)
Como Citar
Freitas, A. L. S. de, & Machado, M. E. (2010). Formação <i>com</i> educadores/as e os desafios da práxis da Educação Popular na Universidade. Educação, 33(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/7348
Seção
Conferência