Formação de professores: reflexões a partir de uma experiência em ambiente virtual de aprendizagem colaborativa na pós-graduação

Autores

  • Gilberto Ferreira da Silva Unilasalle
  • Ana Margô Mantovani Unilasalle
  • Everaldo Marini Unilasalle

Palavras-chave:

formação de professores, aprendizagem colaborativa, tecnologia wiki

Resumo

Este trabalho situa-se no campo das reflexões atuais sobre as contribuições que as Tecnologias Digitais Virtuais (TDVs), em especial as tecnologias da Web 2.0, agregam ao processo formador de educadores. Tomamos como campo empírico a experiência de docência em uma disciplina da estrutura curricular de um programa de pós-graduação em Educação. Caracterizada como uma atividade mediada por um ambiente virtual de aprendizagem colaborativa, buscou-se proporcionar espaços de interação virtual, trabalho e produção de textos/hipertextos cooperativos com o suporte da tecnologia wiki. Os dados analisados são oriundos dos registros interativos encontrados neste ambiente. Observa-se que, entre o discurso produzido no cotidiano sobre as facilidades e agilidade na comunicação, quando proporcionados por ambientes propícios para isso, os efeitos gerados não são exatamente aqueles que corroboram os discursos circulantes. O enfrentamento de problemas simples, como a apropriação do ambiente virtual e as inter-relações com a escrita do outro, constituem-se como atravessamentos que devem ser trabalhados a priori em um trabalho apoiado por tal tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilberto Ferreira da Silva, Unilasalle

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da UFRGS Professor do Mestrado em Educação e do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Lasalle, Canoas.

Ana Margô Mantovani, Unilasalle

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora e coordenadora do Laboratório de Informática do Centro Universitário La Salle, Canoas.

Everaldo Marini, Unilasalle

Aluno do Curso de Mestrado em Educação do Centro Universitário La Salle, Canoas. Professor da Escola Bom Pastor, Nova Petrópolis.

Downloads

Publicado

2011-04-14

Como Citar

da Silva, G. F., Mantovani, A. M., & Marini, E. (2011). Formação de professores: reflexões a partir de uma experiência em ambiente virtual de aprendizagem colaborativa na pós-graduação. Educação, 34(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/6295

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)