Líderes instrucionais e sua capacidade de fornecer <i>feedback</i> construtivo aos professores

  • Martha N. Ovando
Palavras-chave: Feedback construtivo, Liderança instrucional, formação de capacidade, desenvolvimento de professores, aspirantes a líderes instrucionais, feedback para o ensino.

Resumo

O objetivo da presente pesquisa-ação foi valorizar a capacidade de liderança instrucional de candidatos a líderes escolares, através de uma experiência prática de aprendizado. Os participantes observaram aulas, coletaram dados baseados na sala de aula, prepararam e deram feedback construtivo por escrito aos professores. Achados sugerem que candidatos a líderes escolares precisam desenvolver uma base de conhecimentos relacionada à instrução de qualidade. Os professores reagem positivamente e apreciam o feedback oferecido. O feedback construtivo tem o potencial de guiar o desenvolvimento profissional dos professores. Os candidatos a líderes instrucionais devem agir profissionalmente ao darem feedback e as escolas devem estabelecer um sistema para dar feedback construtivo, eficazmente, aos professores, de modo que possa ser alcançada excelência no ensino e no aprendizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2009-09-10
Como Citar
Ovando, M. N. (2009). Líderes instrucionais e sua capacidade de fornecer <i>feedback</i> construtivo aos professores. Educação, 32(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/5772
Seção
Outros Temas