Curso de Pedagogia com ênfase em Educação Popular: A construção da utopia

Autores

  • Maria Helena Menna Barreto Abrahão
  • Salete Campos de Moraes
  • Jussara Margarete de Paula Loch

Resumo


O presente artigo aborda as inovações implementadas no processo de criação do Curso de Pedagogia – Ênfase em Educação Popular da PUCRS. A construção do curso se caracteriza por várias singularidades e pelo estabelecimento de um diálogo inédito entre instituições que ocupam diferentes lugares e se caracterizam por olhares e saberes próprios: duas instituições ligadas ao poder público municipal, uma universidade privada e uma entidade oriunda de movimento comunitário da cidade. Outra singularidade diz respeito à construção e realização de um curso – primeiro e único no país – voltado, inteira e exclusivamente, para a formação de educadores populares.
Descritores – Educação popular; formação de educadores; universidade privada.
ABSTRACT
This article approaches the innovations implemented in the process of creation of the Course of Pedagogia - Emphasis in Popular Education of the PUCRS. The construction of the course characterizes itself for some singularities and the establishment of an unknown dialogue among institutions that occupy different places and have looks and knowledges of their own: two institutions linked to the municipal public power, a private university and an entity of communitarian movement of the city. Another singularity is due to the construction and accomplishment of a course – first and unique in the country – directed, entirely and exclusively, toward the formation of popular educators.
Key words – Popular education; formation of educators; private university.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-06-19

Como Citar

Abrahão, M. H. M. B., Moraes, S. C. de, & Loch, J. M. de P. (2007). Curso de Pedagogia com ênfase em Educação Popular: A construção da utopia. Educação, 30(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/faced/article/view/546

Edição

Seção

Outros Temas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>