Estratégias de Aprendizagem na Formação dos Professores: uma análise da produção científica

  • Osmar José Ximenes dos Santos
  • Evely Boruchovitch
Palavras-chave: Estratégias de Aprendizagem, formação de professores, ensino fundamental, revisão de literatura.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar a produção de conhecimento acerca das estratégias de aprendizagem na formação do professor. Nesse sentido, foi realizado um levantamento dos relatos de pesquisas relacionadas às estratégias de aprendizagem de alunos de cursos superiores, voltados para a formação de professores e/ou de professores em exercício, na literatura internacional e nacional, no período entre 1982 e 2009. Entre os resultados encontrados, destacam-se um maior número de estudos provenientes da literatura internacional e também uma porcentagem reduzida de trabalhos sobre estratégias de aprendizagem envolvendo professores ou alunos de cursos de formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Osmar José Ximenes dos Santos
Mestre em Educação na área de concentração Psicologia, Desenvolvimento Humano e Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Evely Boruchovitch
PhD em Educação pela University of Southern California; Professora Livre - Docente do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Bolsista de Produtividade do CNPq.
Publicado
2009-09-10
Como Citar
Santos, O. J. X. dos, & Boruchovitch, E. (2009). Estratégias de Aprendizagem na Formação dos Professores: uma análise da produção científica. Educação, 32(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/5349
Seção
Outros Temas