As Escolas Promotoras de Saúde: uma via para promover a saúde e a educação para a saúde da comunidade escolar

  • José Precioso Gomes
Palavras-chave: Educação para a Saúde, escolas Promotoras de saúde, saúde escolar. Health education, health promotion schools, school health.

Resumo

Os resultados de inúmeros estudos epidemiológicos revelam que muitas das doenças transmissíveis e não transmissíveis, estão frequentemente relacionadas com o estilo de vida das pessoas. Sabe-se que os comportamentos estão relacionados com factores biológicos, psicológicos, micro e macrossociais e ambientais. Uma das vias mais promissoras para promover a adopção de comportamentos saudáveis e a modificação de condutas prejudiciais à saúde e de forma sustentada, é a Educação para a Saúde (EpS). Neste artigo tentaremos justificar a necessidade da Educação para a Saúde na escola, as vias para a implementar e a caracterização das Escolas Promotoras de Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Precioso Gomes
Maria Helena Camara Bastos Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1972) , especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978) , mestrado em Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984) , doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1994) e pos-doutorado pela Institut National de Recherche Pedagogique (2001) . Atualmente é Professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação , com ênfase em Fundamentos da Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: imprensa pedagógica, formação do professor, estado novo, História da educação, representação e escola nova. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)
Como Citar
Gomes, J. P. (2009). As Escolas Promotoras de Saúde: uma via para promover a saúde e a educação para a saúde da comunidade escolar. Educação, 32(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/5229
Seção
Ponto de Vista