Vínculos entre a relação com o saber de Bernard Charlot e categorias bachelardianas

Autores

  • Guilherme Trópia UFJF
  • Ademir Donizeti Caldeira UFSCar

Palavras-chave:

relação com o saber, epistemologia, conhecimento científico

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar algumas categorias da epistemologia de Gaston Bachelard e da teoria da relação com o saber de Bernard Charlot, a fim de promover uma reflexão sobre possíveis relações entre elas. Apropriamo-nos de abordagens epistemológicas da obra de Bachelard, como a formação do espírito científico, os obstáculos epistemológicos e pedagógicos e a perspectiva descontinuísta, para apontar possíveis vínculos com a formulação da questão e do conceito da relação com o saber de Charlot e a dinâmica entre descontinuidade/continuidade da relação com o saber na escola

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Trópia, UFJF

Mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (SC, Brasil) e Professor do Departamento de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG, Brasil)

Ademir Donizeti Caldeira, UFSCar

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (SP, Brasil) e Professor do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos (SP, Brasil)

Downloads

Publicado

2011-10-04

Como Citar

Trópia, G., & Caldeira, A. D. (2011). Vínculos entre a relação com o saber de Bernard Charlot e categorias bachelardianas. Educação, 34(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/faced/article/view/5227