A política de formação de professores da UNESCO no Projeto Principal de Educação para América Latina e Caribe

  • Edil Vasconcellos de Paiva Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Flavia Monteiro de Barros Araújo Centro Federal de Educação Tecnológica de Nilópolis
Palavras-chave: Formação de professores, UNESCO, Projeto Principal de Educação.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as diretrizes para a educação formuladas pela UNESCO, na década de 1990, propostas no Projeto Principal de Educação para a América Latina e o Caribe (1981-2001). Desde o final dos anos 1970, há o delineamento de uma agenda para a educação no continente organizada por esta agência. Um marco neste processo foi a elaboração e aprovação do Projeto Principal de Educação para América Latina e Caribe, em 1981, que apresentava princípios e estratégias para o desenvolvimento de políticas educativas na região. Entre o início e o fim do Projeto tem-se duas décadas marcadas por importantes transformações não só na esfera da educação, mas em todos os âmbitos da vida política, econômica e cultural. Neste artigo, busca-se também detectar os eixos propostos pela UNESCO para a formação de professores na década de 1990. Descritores – Educação; América Latina e Caribe; formação de profesores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edil Vasconcellos de Paiva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Nascimento:26/01/1938 em Alvinópolis, Minas Gerais. Doutoramento em Educação na Universidade de Pittsburgh, USA (1979), pós-doutoramento em Educação na Universidade de Londres (1996). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Educação atuando também nos cursos de licenciatura.
Flavia Monteiro de Barros Araújo, Centro Federal de Educação Tecnológica de Nilópolis
Nascimento:15/04/1959. Doutorado em Educação no Programa de Pós graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 2006. Professora adjunta do Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis com atuação na pós-graduação e nos cursos de licenciatura.
Publicado
2008-11-27
Como Citar
Paiva, E. V. de, & Araújo, F. M. de B. (2008). A política de formação de professores da UNESCO no Projeto Principal de Educação para América Latina e Caribe. Educação, 31(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/521
Seção
Outros Temas