Ensinar e aprender: o acadêmico em atividade docente
Palavras-chave:
Teoria da atividade, prática de ensino, formação de professoresResumo
Este artigo apresenta uma reflexão sobre a formação inicial de professores, tomando como referência a Teoria da Atividade de Leontiev. Tem como ponto de partida um artigo elaborado por uma acadêmica na disciplina “Prática de Ensino – séries iniciais do Ensino Fundamental” do curso de Pedagogia, cujo tema tomou forma a partir de suas impressões como aprendiz. Nele, a estagiária, mobilizada pela experiência da docência, sente a necessidade de refletir sobre o próprio processo de formação, revelando o quanto a docência se tornou uma atividade para ela. No presente texto, suas inquietações e aprendizagens são compartilhadas com a professora orientadora e busca identificar elementos desencadeadores do movimento de formação docente. Descritores – Teoria da atividade; prática de ensino; formação de professores.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-11-27
Como Citar
de Faria Sforni, M. S., & de Almeida Vieira, R. (2008). Ensinar e aprender: o acadêmico em atividade docente. Educação, 31(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/482
Edição
Seção
Outros Temas
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.