Educação para a paz segundo Paulo Freire

  • Ana Maria Araújo Freire (Nita) PUC-SP
Palavras-chave: Educação para a paz, justiça social, superação da violência

Resumo

Ana Maria Araújo Freire, com o artigo A educação para a paz, segundo Paulo Freire, quer mostrar que, para este educador, a paz está intrinsecamente associada aos processos de transfor-mação social pelos quais se torna possível superar a violência, instaurar a justiça, promover a igualda-de e o respeito à dignidade da pessoa humana como condição para a paz. Não existe paz sem educa-ção para a paz e sua implicação de ordem ética com justiça e realização pessoal e social.
Descritores – Educação para a paz; justiça social; superação da violência.
ABSTRACT – Ana Maria Araújo Freire, with the article Peace Education in Paulo Freire’ s perspec-tive, wants to show that, for this educator, peace is intrisencally associated with the processes of social transformation through which is possible to overcome violence, institute justice, promove equality and respect to human dignity as a condition for peace. There is no peace without peace education and its ethical implication.
Key-words – Peace education; social justice; overcoming violence.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2006-09-05
Como Citar
Freire (Nita), A. M. A. (2006). Educação para a paz segundo Paulo Freire. Educação, 29(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/449
Seção
Artigos