PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

TENDÊNCIAS DAS PESQUISAS NA ANPED NORDESTE (2016/2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.44772

Palavras-chave:

Psicologia da Educação, Pesquisas em Educação, produção de conhecimento

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as tendências da produção intelectual do GT 20 - Psicologia da Educação da ANPEd Nordeste, cujos trabalhos tenham sido apresentados e publicados em anais do evento nas edições de 2016, 2018, 2020 e 2022. A metodologia empregada tomou por base os resumos e os textos completos publicados nos Anais de cada reunião, destacando neles o objetivo, a fundamentação teórica e os procedimentos metodológicos empregados nas pesquisas com o olhar atento para o tema em discussão e a contribuição na explicação de aspectos psicológicos envolvidos nos diferentes processos educacionais que foram investigados. Os resultados foram organizados em torno das categorias identificadas como tendências teórico-metodológicas e contribuições para o campo da pesquisa em educação. As análises empreendidas evidenciam como resultado que a Psicologia da educação se consolida como campo de investigação caracterizado pela profunda diversidade teórica e metodológica, viabilizando a integração de muitos olhares sobre os processos educativos e as mediações que impactam na formação e desenvolvimento da pessoa humana, seja na escola, seja em outros espaços de relações sociais.

 

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Biografia do Autor

ELIANA DE SOUSA ALENCAR MARQUES, Universidade Federal do Piauí, Teresina, PI, Brasil.

Mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). É professora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPI, com atuação na linha de pesquisa Formação humana e processos educativos. É professora associada do curso de Pedagogia da UFPI. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e pesquisas histórico críticas em educação e formação humana (NEPSH).

MARIA VILANI COSME DE CARVALHO, Universidade Federal do Piauí, Teresina, PI, Brasil.

Mestre, doutora e pós-doutora em Educação, com área de concentração em Psicologia da Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professora-pesquisadora da Universidade Federal do Piauí, atuando na área da Educação. Tem estudado, pesquisado e publicado sobre temáticas relativas aos processos constitutivos do ser educador, em especial da formação e prática docente, tendo como fundamentação teórico-metodológica o Materialismo Histórico Dialético e a Psicologia Histórico-Cultural. Líder do grupo de pesquisa NEPSH (Núcleo de Estudos e Pesquisa Histórico-Críticas em Educação e Formação Humana).

JULIO RIBEIRO SOARES, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, RN, Brasil.

Doutor em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FE/UERN). Atuando na graduação e na pós-graduação, desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão com enfoque em temáticas relacionadas a formação docente, processo de escolarização e prática pedagógica.

GIOVANA MARIA BEL´ÉM, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil.

Doutora em Educação (UECE). Mestre em Educação Brasileira (UFC). Graduada em Psicologia (UFC). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UECE). Coordena projeto de extensão, grupo de estudo e iniciação científica voltados para formação de professores numa perspectiva inclusiva. Áreas de interesse: Formação de professores, Identidade docente, Educação Especial Inclusiva.

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Publicado

2023-10-31

Como Citar

DE SOUSA ALENCAR MARQUES, E., COSME DE CARVALHO, M. V., RIBEIRO SOARES, J., & BELÉM FALCÃO , G. M. (2023). PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: TENDÊNCIAS DAS PESQUISAS NA ANPED NORDESTE (2016/2022). Educação, 46(1), e44772. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.44772

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