O Grupo de Trabalho Psicologia da Educação nas reuniões da ANPEd Sudeste

um estudo a partir das pesquisas apresentadas de 2014 a 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.44761

Palavras-chave:

ANPED, ANPED Sudeste, Psicologia da Educação

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar os aspectos que influenciaram no desenvolvimento do “GT 20 - Psicologia da Educação” nas reuniões da ANPEd Sudeste. Busca também identificar as temáticas e as bases teórico-metodológicas que são contempladas nas produções acadêmicas e divulgadas pelos trabalhos apresentados no período de 2014 a 2022. O método de trabalho visa: (a) contextualização histórica da constituição do GT 20 na ANPEd e a constituição do GT no âmbito regional Sudeste; (b) levantamento de informações das reuniões bianuais da ANPEd Regional Sudeste em que houve a participação do GT 20 - Psicologia da Educação; (c) apresentação do GT 20 e de cada uma das reuniões entre 2014 a 2022; (d) identificação e análise de fatores que influenciaram no desenvolvimento do GT 20 nas reuniões da ANPED Sudeste; e (e) análise das temáticas e das bases teórico-metodológicas contempladas nas produções acadêmicas e divulgadas pelos trabalhos. Como resultados são constatados fatores institucionais e específicos que contribuíram para o desenvolvimento GT 20, no período em análise.

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Biografia do Autor

Maria Eliza Mattosinho Bernardes, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil.

Doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP), em São Paulo, SP, Brasil. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP), em São Paulo, SP, Brasil. Coordenadora do Laboratório de Educação e Desenvolvimento Psicológico. Membro do Grupo de Trabalho Psicologia da Educação da ANPED. Pesquisadora da Cátedra de Educação Básica Alfredo Bosi – IEA USP.

Marilene Proença Rebello de Souza, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil.

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, SP, Brasil. Professora Titular do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP), em São Paulo, SP, Brasil. Docente da Graduação e da Pós-Graduação e pesquisadora IC do CNPq. Coordenadora do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar. Membro do Grupo de Trabalho Psicologia da Educação da ANPEd. Membro da Academia Paulista de Psicologia, Cadeira no. 02, “Lourenço Filho”.

Referências

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Publicado

2023-11-27

Como Citar

Mattosinho Bernardes, M. E., & Proença Rebello de Souza, M. (2023). O Grupo de Trabalho Psicologia da Educação nas reuniões da ANPEd Sudeste: um estudo a partir das pesquisas apresentadas de 2014 a 2022. Educação, 46(1), e44761. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.44761

Edição

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