Experiência estética e religação do conhecimento na educação

um ensaio a partir dos pressupostos teóricos do Pensamento Complexo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.44387

Palavras-chave:

experiência estética, educação estética, Pensamento Complexo, complexidade, conhecimento

Resumo

O texto é um ensaio teórico-bibliográfico. Discute a ideia da religação dos conhecimentos e da experiência estética conforme expressa no Pensamento Complexo proposto por Edgar Morin. Busca sustentar a necessidade da religação dos diferentes conhecimentos, conforme preconizado pelo autor, e salienta a questão das experiências estéticas nos processos formativos educacionais escolares e universitários como dimensão humana fundamental. A reflexão teórico-bibliográfica aposta na possibilidade de uma formação complexa, pertinente e humanizadora dos estudantes, ressaltando a importância do acolhimento da dimensão estética na formação humana. Finalizamos o ensaio compartilhando com o leitor algumas indagações para reflexão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Diniz Roldão, UniBrasil Centro Universitário, Curitiba, PR, Brasil; Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, PR, Brasil. Professora do UNIBRASIL Centro Universitário, em Curitiba, PR, Brasil.

Ricardo Antunes de Sá, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em Campinas, SP, Brasil; com pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em Curitiba, PR, Brasil. Professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, Paraná, Brasil.

Referências

Almeida, M. C. (2012). Mapa inacabado da complexidade: vôo incerto da borboleta. In M. C. Almeida, Ciências da Complexidade e Educação: razão apaixonada e politização do pensamento (pp. 41-75). EDUFRN.

Araujo, M. T. M. de, Santos, T. W., Sá, R. A. de, & Vosgerau, D. S. R. (2020). Revisão sistemática da literatura: estudos sobre o pensamento complexo na educação. Brazilian Journal of Development, 6(7), 47247–47259. https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-384 DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-384

Morin, E. (2000). Os sete saberes necessários à educação do futuro (2. ed.). Cortez.

Morin, E. (2003a). A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento (8. ed.). Bertrand Brasil.

Morin, E., Ciurana, E-R., & Motta, R. D. (2003b). Educar na Era Planetária: o Pensamento Complexo como Método de aprendizagem no erro e na incerteza humana. Cortez.

Morin, E. (2005a). Introdução ao Pensamento Complexo. Sulina.

Morin, E. (2005b). Ciência com consciência (8. ed.). Bertrand Brasil.

Morin, E. (2010a). Meu caminho: entrevistas com Djénane Kareh Tager. Bertrand Brasil.

Morin, E. (2010b). O desafio da complexidade. In E. Morin, A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Bertrand Brasil.

Morin, E. (2012). Edwige, a inseparável. Bertrand Brasil.

Morin, E. (2013). Meus demônios (6. ed). Bertrand Brasil.

Morin, E. (2014a). Meus filósofos (2. ed). Sulina.

Morin, E. (2014b). O cinema ou o homem imaginário: ensaio de Antropologia Sociológica. É Realizações Editora.

Morin, E. (2014c). Os livros que fizeram a diferença. In Pena-Vega, A., Wolton, D. Edgar Morin: um pensamento livre para o século 21 (pp. 285-294). Garamond.

Morin, E. (2015a). Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Sulina.

Morin, E. (2015b). Minha Paris: minha memória. Bertrand Brasil.

Morin, E. (2017). Sobre a estética. Pró-Saber.

Morin, E. (2020). É hora de mudarmos de via: as lições do coronavírus. Bertrand Brasil.

Roldão, F. D. (2022a). Diálogos com Morin e Vigotski: contribuição para estratégias imaginativas na universidade. [Tese de doutorado, Universidade Federal do Paraná].

Roldão, F. D., Vitorino, A. F., & Sá, R. A. de. (2022b). Narrar histórias sob o pensar complexo: compreender o humano, incluir e religar saberes. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, 31(68), 20-33. https://doi.org/10.21879/faeeba23580194.2022.v31.n68.p20-33 DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p20-33

Downloads

Publicado

2023-11-24

Como Citar

Diniz Roldão, F., & Antunes de Sá, R. (2023). Experiência estética e religação do conhecimento na educação: um ensaio a partir dos pressupostos teóricos do Pensamento Complexo. Educação, 46(1), e44387. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.44387

Edição

Seção

Outros Temas