Experiência estética e religação do conhecimento na educação
um ensaio a partir dos pressupostos teóricos do Pensamento Complexo
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.44387Palavras-chave:
experiência estética, educação estética, Pensamento Complexo, complexidade, conhecimentoResumo
O texto é um ensaio teórico-bibliográfico. Discute a ideia da religação dos conhecimentos e da experiência estética conforme expressa no Pensamento Complexo proposto por Edgar Morin. Busca sustentar a necessidade da religação dos diferentes conhecimentos, conforme preconizado pelo autor, e salienta a questão das experiências estéticas nos processos formativos educacionais escolares e universitários como dimensão humana fundamental. A reflexão teórico-bibliográfica aposta na possibilidade de uma formação complexa, pertinente e humanizadora dos estudantes, ressaltando a importância do acolhimento da dimensão estética na formação humana. Finalizamos o ensaio compartilhando com o leitor algumas indagações para reflexão.
Downloads
Referências
Almeida, M. C. (2012). Mapa inacabado da complexidade: vôo incerto da borboleta. In M. C. Almeida, Ciências da Complexidade e Educação: razão apaixonada e politização do pensamento (pp. 41-75). EDUFRN.
Araujo, M. T. M. de, Santos, T. W., Sá, R. A. de, & Vosgerau, D. S. R. (2020). Revisão sistemática da literatura: estudos sobre o pensamento complexo na educação. Brazilian Journal of Development, 6(7), 47247–47259. https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-384 DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-384
Morin, E. (2000). Os sete saberes necessários à educação do futuro (2. ed.). Cortez.
Morin, E. (2003a). A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento (8. ed.). Bertrand Brasil.
Morin, E., Ciurana, E-R., & Motta, R. D. (2003b). Educar na Era Planetária: o Pensamento Complexo como Método de aprendizagem no erro e na incerteza humana. Cortez.
Morin, E. (2005a). Introdução ao Pensamento Complexo. Sulina.
Morin, E. (2005b). Ciência com consciência (8. ed.). Bertrand Brasil.
Morin, E. (2010a). Meu caminho: entrevistas com Djénane Kareh Tager. Bertrand Brasil.
Morin, E. (2010b). O desafio da complexidade. In E. Morin, A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Bertrand Brasil.
Morin, E. (2012). Edwige, a inseparável. Bertrand Brasil.
Morin, E. (2013). Meus demônios (6. ed). Bertrand Brasil.
Morin, E. (2014a). Meus filósofos (2. ed). Sulina.
Morin, E. (2014b). O cinema ou o homem imaginário: ensaio de Antropologia Sociológica. É Realizações Editora.
Morin, E. (2014c). Os livros que fizeram a diferença. In Pena-Vega, A., Wolton, D. Edgar Morin: um pensamento livre para o século 21 (pp. 285-294). Garamond.
Morin, E. (2015a). Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Sulina.
Morin, E. (2015b). Minha Paris: minha memória. Bertrand Brasil.
Morin, E. (2017). Sobre a estética. Pró-Saber.
Morin, E. (2020). É hora de mudarmos de via: as lições do coronavírus. Bertrand Brasil.
Roldão, F. D. (2022a). Diálogos com Morin e Vigotski: contribuição para estratégias imaginativas na universidade. [Tese de doutorado, Universidade Federal do Paraná].
Roldão, F. D., Vitorino, A. F., & Sá, R. A. de. (2022b). Narrar histórias sob o pensar complexo: compreender o humano, incluir e religar saberes. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, 31(68), 20-33. https://doi.org/10.21879/faeeba23580194.2022.v31.n68.p20-33 DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p20-33
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.