Percepções docentes sobre a inclusão de pessoas com deficiência (PcD) no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.44224

Palavras-chave:

Política de inclusão, Institutos Federais, Prática docente, Acessibilidade

Resumo

A inclusão de pessoas com deficiência (PcD) na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica ganhou novos rumos com a Lei n.º 13.409/2016, que prevê a reserva de vagas para esse público. Nesse contexto, este estudo objetiva analisar em que medida os docentes que atuam nos cursos técnicos de nível médio do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) têm avaliado esse processo inclusivo, além de investigar se há formação docente inicial adequada para o atendimento. Para alcançar o objetivo proposto, aplicamos 450 questionários eletrônicos junto aos docentes das classes regulares da instituição. Os resultados mostram que os docentes ainda carecem de formação específica para atuar junto ao público PcD, bem como se faz necessário aproximar os docentes dos trabalhos desenvolvidos nos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE). Por fim, conclui-se que outros caminhos precisam ser trilhados na instituição, principalmente, na elaboração de um plano de recepção de alunos com necessidades educacionais especiais que ingressam anualmente no IFES. Afinal, mesmo o NAPNE estando presente
em todos os campi que tiveram docentes respondentes, observou-se a baixa frequência de encontros formativos com docentes, bem como a falta de materiais didáticos específicos para esse público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Galasso, Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), Rio de Janeiro, RJ, Brasil; Politécnico do Porto - Portugal (IPP), Porto, Portugal.

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo, em São Paulo, SP, Brasil; com bolsa-sanduíche na Universidade do Minho, em Braga, Portugal, concedida pelo programa Eramus Mundus External Cooperation (Emundus15); mestre em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, SP, Brasil com estágio na Universidade de Harvard (USA), Cambridge, MA, Estados Unidos da América. Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, RJ, Brasil. Master of Business Administration em Gestão Estratégica e Econômica em Projetos pela FGV, em São Paulo, SP, Brasil. Graduado em Pedagogia, Comunicação Social e Letras.

Graziani Mondoni Silva, Instituto Federal do Espírito Santo – campus Centro-Serrano (IFES), Vitória, ES, Brasil

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo, em Vitória, ES, Brasil; mestre em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) e especialista em Informática na Educação, ambos pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), em Vitória, ES, Brasil. Especialista em Educação Profissional Tecnológica Inclusiva, pelo Instituto Federal do Triangulo Mineiro (IFMT). Graduada em Geografia (bacharel e licenciatura plena) pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professora efetiva da Educação Básica Técnica e Tecnológica do Instituto Federal do Espírito Santo - campus Centro-Serrano, ES, Brasil.

Referências

Arrais, I. R. (2019). O olhar institucional frente a inclusão da pessoa com deficiência no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) – campus Natal Central [Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal do Rio Grande do Norte]. https://repositorio.ufes.br/

Brasil. (1988, outubro 5). Constituição da República Federativa do Brasil. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

Brasil. (1996, dezembro 20). Lei no 9.394 Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

Brasil. (2015, julho 6). Lei nº 13.146. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm

Brasil. (2016, dezembro 28). Lei nº 13.409. Altera a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, para dispor sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Lei/L13409.htm#art1

Ferreira, M. D., Melo, F. A. P., Santos, M. F. A., & Viana, M. R. G. S. (2018). Percepções da comunidade escolar acerca da inclusão: o Instituto Federal de Alagoas em loco. Revista da associação brasileira de atividade motora adaptada, 18(2), 177-196. https://doi.org/10.36311/26748681.2017.v18n2.06.p177

Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social (6a. ed.). Atlas. Instituto Federal do Espírito Santo. (2017). Edital do Processo Seletivo 01/2018 (PS 01/2018). https://www.passeidireto.com/arquivo/37772538/edital-ifes

Instituto Federal do Espírito Santo. (2020a). O IFES – Instituicional. https://www.ifes.edu.br/o-ifes

Instituto Federal do Espírito Santo. (2020b). Servidores – Quantitativo dos cargos (TAES e Docentes). https://www.ifes.edu.br/images/stories/-publicacoes/acessoinformacao/servidores/quantitativo-cargos-codigosdesocupados-16-06-2019.pdf

Kranz, C. R., & Gomes, L. C. (2016, julho 13-16). Educação especial/inclusiva nos cursos de licenciatura em matemática no nordeste brasileiro [Comunicação Científica]. Encontro Naciomal de Matemática (ENEM), São Paulo, SP, Brasil. http://www.sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/6226_2851_ID.pdf

Lüdke, M., & André, M. E. D. A. (1986). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas (11ª reimpressão). EPU.

Ministério da Educação. (2008). Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf

Moreira, H., & Caleffe, L. G. (2008). Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador (2a. ed.). Lamparina.

Perinni, S. T. (2017). Do direito à educação: o núcleo de atendimento às pessoas com necessidades específicas e a inclusão escolar no IFES [Tese de Dourorado, Universidade Federal do Espírito Santo]. https://repositorio.ufes.br

Portaria no 1.063. (2014, junho 05). Homologa o Regulamento do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas – NAPNE. https://ifes.edu.br/images/stories/files/Pro_reitoria_ensino/fonapne/portaria_1063-2014_homologa_regulamento_napne.pdf Resolução CEB/MEC nº 02. (2001, setembro 11). Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0201.pdf

Santos, A. R. (2002). Metodologia Científica: a construção do conhecimento (5a ed. Revisada). Rio de Janeiro: DP&A.

Downloads

Publicado

2023-11-24

Como Citar

Galasso, B., & Mondoni Silva, G. (2023). Percepções docentes sobre a inclusão de pessoas com deficiência (PcD) no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Educação, 46(1), e44224. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.44224

Edição

Seção

Outros Temas