Permanência estudantil e sucesso acadêmico

A voz dos atores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.43977

Palavras-chave:

educação superior, permanência estudantil, perspectiva docente, perspectiva discente

Resumo

 

 O presente artigo apresenta os avanços ao longo da trajetória de formação, ademais de resultados qualitativos de um estudo do tipo quanti-quali a partir da realização de grupos focais. Analisa as perspectivas de cinco docentes e cinco discentes de uma instituição do sul do Brasil, sobre a permanência estudantil na educação superior, levando em consideração, pelos fatores apontados na literatura, o engagament como um dos aspectos importantes nos estudos para a permanência. Assim, tomando como referência, Tinto (1987, 2012, 2017, 2020), Kohls-Santos (2020, 2021, 2022), Trowler (2010), Coates (2007), se identifica a relevância da motivação pessoal, a relação entre pares e as atividades extraclasse para a permanência estudantil, o que pode auxiliar as instituições a repensarem suas estratégias para diminuir as taxas de abandono. As respostas de docentes e estudantes permitem reconhecer a importância da criação de um vínculo entre eles, no qual os estudantes se sintam reconhecidos a partir do acompanhamento de seus professores. As variáveis que surgem no estudo nos levam a um nível diferente, para além do meramente econômico, uma vez que colocam o estudante como um participante ativo em seu processo de formação e os professores e instituições como responsáveis pela mudança paradigmática que deve ocorrer na educação.

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Biografia do Autor

Pricila Kohls-Santos, Universidade Católica de Brasília (UCB), Brasília, DF, Brasil.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil; mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Professora da Universidade Católica de Brasília (UCB), em Brasília, DF, Brasil. Líder do grupo de pesquisa interdisciplinar em Tecnologia, Internacionalização e Permanência – GeTIPE/CNPq/UCB. Membro da RedGUIA e integrante do Comitê Gestor (2022-2024). 

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Publicado

2022-12-13

Como Citar

Kohls-Santos, P. (2022). Permanência estudantil e sucesso acadêmico: A voz dos atores. Educação, 45(1), e43977. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.43977

Edição

Seção

50 anos PPGEDU PUCRS