A política de educação especial inclusiva

avanços, retrocessos e resistências sob a ótica das professoras itinerantes de Santo André, SP, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.43404

Palavras-chave:

política de educação especial na perspectiva inclusiva, professoras itinerantes, município de Santo André

Resumo

O artigo discute a política de educação especial na perspectiva inclusiva do município de Santo André, localizado na região do ABC Paulista, Brasil. Destaca o pioneirismo da cidade ao romper com a cultura de exclusão e segregação de alunos com deficiências de gestões democráticas da cidade, a partir dos anos 1990, assim como as resistências e recuos que, recorrentemente, ameaçam a sua continuidade. O trabalho é fruto de pesquisa qualitativa, que combinou dados documentais e empíricos coletados em uma roda de conversa com professoras assessoras de educação inclusiva que atuam de forma itinerante nas escolas municipais. O estudo se ancora no conceito de atuação de políticas que considera o contexto e os processos de interpretação e tradução das normativas oficiais realizado pelos atores escolares. Frente à consolidação de políticas orientadas por uma cultura competitiva e meritocrática de educação, conclui-se que a sobrevivência da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem dependido muito mais do engajamento das profissionais que atuam na linha de frente das escolas do que do genuíno compromisso das administrações públicas de investir na sua continuidade.

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Biografia do Autor

Sanny Silva da Rosa, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), São Caetano do Sul, SP, Brasi

Doutora e mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em São Paulo, SP, Brasil; com pós-doutorado no Departamento de Sociologia da Educação do Instituto de Educação da University College London (UCL), em Londres, Inglaterra. Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em São Paulo, SP, Brasil. Professora permanente do PPGE da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), em São Caetano do Sul, SP, Brasil.

Alissandra M. Freitas, Prefeitura Municipal de Santo André, Santo André, SP, Brasil

Pedagoga. Diretora de Unidade Escolar na Prefeitura Municipal de Santo André, em Santo André, SP, Brasil.

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Publicado

2023-11-27

Como Citar

Silva da Rosa, S., & MarquesFreitas, A. (2023). A política de educação especial inclusiva: avanços, retrocessos e resistências sob a ótica das professoras itinerantes de Santo André, SP, Brasil. Educação, 46(1), e43404. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.43404

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