O projeto ético-político de bell hooks para a educação:

contribuições ao campo da Educação em Direitos Humanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.42825

Palavras-chave:

Educação, Educação em Direitos Humanos, bell hooks

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir o pensamento da escritora, educadora e ativista feminista bell hooks em suas articulações com o campo da educação. Mais especificamente, nos debruçamos sobre o que denominamos como projeto ético-político da intelectual para a educação, com ênfase nas contribuições de seu pensamento e obras para o campo da Educação em Direitos Humanos. Resgatou-se o debate teórico e conceitual a partir de recentes obras da autora traduzidas para a língua portuguesa. O debate teórico e conceitual de bell hooks está organizado da seguinte forma no texto: (a) contribuições do pensamento feminista para uma educação antirracista e antissexista; (b) a educação como prática de liberdade como pista para a produção de pedagogias engajadas em salas de aula multiculturais; e (c) o amor como ethos fundante de uma educação comunitária democrática e como prática de liberdade. A obra de bell hooks aponta para a importância da educação como ato político que desvele as mazelas e entraves, doravante a ideologia de supremacia branca, para uma sociedade mais justa e democrática. Para isso, lança mão de uma análise interseccional e de uma prática comunitária de cuidado e autorrealização no campo da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Antunes Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGPSI / UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil; Especialista em Educação em Direitos Humanos (UFABC). Doutorando em Sociologia pelo PPGS/UFRGS, em Porto Alegre, RS, Brasil. Professor do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, em Porto Alegre, RS, Brasil. Integrante do Coletivo bell hooks: Formação e Políticas do Cuidado e pesquisador colaborador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Violência (NEPEVI/PUCRS).

Patrícia Krieger Grossi, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

PhD em Serviço Social pela University of Toronto. Professora do curso de graduação e pós-graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Violência (NEPEVI/PUCRS). 

Referências

Collins, P. H. (2017). Se perdeu na tradução? Feminismo negro, interseccionalidade e política emancipatória. Parágrafo, 5(1), 7-17.

Davis, A. (2016). Mulheres, raça e classe (1a ed.). São Paulo: Boitempo.

Freire, P. (2016). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa (53a ed.). Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Giddens, A. (2012). Sociologia (6a ed. R. C. Costa, Trad). Porto Alegre: Penso.

Gonçalves, E. (2022). Descolonizar a escola: nova batalha de

bell hooks. https://elefanteeditora.com.br/descolonizara-escola-nova-batalha-de-bell-hooks/#:~:text=A%20

obra%20de%20bell%20hooks,sua%20aguardada%20

publica%C3%A7%C3%A3o%20no%20pa%C3%ADs

hooks, b. (1981). E eu não sou uma mulher: mulheres negras e feminismo (1a ed.). Plataforma Gueto: Rio de Janeiro.

hooks, b. (2017). Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade (2a ed.). São Paulo: WMF Martins Fontes.

hooks, b. (2019a). Erguer a voz: pensar como negra, pensar como feminista. São Paulo: Elefante.

hooks, b. (2019b). O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras (4a ed.). Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos.

hooks, b. (2020a). Tudo sobre o amor: novas perspectivas. São Paulo: Elefante.

hooks, b. (2020b). Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. São Paulo: Elefante.

Lorde, A. (2019a). Não existe hierarquia de opressão. In: H. B. Holanda (Org.). Pensamento feminista: conceitos fundamentais (pp. 246-256). Rio de Janeiro: Bazar do Tempo.

Lorde, A. (2019b). Idade, raça, classe e gênero: mulheres redefinindo a diferença. In: H. B. Holanda (Org.). Pensamento feminista: conceitos fundamentais (pp. 243-245). Rio de Janeiro: Bazar do Tempo.

Louro, G. L. (2014). Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista (16a ed.). Petrópolis, RJ: Vozes.

Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file

Silva, D. F. (2016). Sobre a diferença sem separabilidade. Recuperado de https://www.bienalmercosul.art.br/bienal-12-jornal/Sobre-diferen%C3%A7a-sem-separabilidade

Truth, S. (2020). E eu não sou uma mulher? A narrativa de Sojourner Truth (1a ed.). Rio de Janeiro: Irmã Editorial.

Downloads

Publicado

2023-06-12

Como Citar

Machado, L. A., & Krieger Grossi, P. (2023). O projeto ético-político de bell hooks para a educação:: contribuições ao campo da Educação em Direitos Humanos. Educação, 46(1), e42825. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.42825

Edição

Seção

Outros Temas